quarta-feira, 10 de julho de 2019

Imprensa


 Novo Secretário de Estado da Comunicação Social visita Agência e Nô Pintcha

Bissau, 10 jul 19 (ANG)- O novo Secretário de Estado da Comunicação Social, João Maria Baticâ Ferreira efectuou esta quarta-feira uma visita de trabalho à Agência de Notícias da Guiné(ANG) e ao jornal Nô Pintcha tendo-se inteirado do funcionamento dos referidos órgãos.

Depois de percorrer as dependências dos dois órgãos públicos, Baticâ Ferreira disse ter constatado que “de facto existem capacidades”, que necessitam de ser apoiadas para fazerem mais.

O novo titular das pasta da comunicação social  deu instruções ao seu chefe de gabinete para programar um encontro com todos os directores gerais, para  a apresentação das necessidades de cada órgão, com vista a procura de soluções, na medida das possibilidades.

“Primeiro tenho que promover um encontro com os parceiros para  saber com que meios se  contar”, disse.

João Baticâ Ferreira disse ter constatado que mais de 80 por cento dos que trabalham nos órgãos , ou têm vínculo precário ou não têm vinculo com o Estado, situação que diz ser urgente regularizar.

Por exemplo a  ANG , segundo  seu Director-geral, Salvador Gomes parece ter a situação mais complicada, visto que na redacção só conta com um quadro efectivo.

“A ANG aguarda a regularização de 11 profissionais entre os quais oito jornalistas”, disse Salvador Gomes que ainda pretende ver autorizada o recrutamento de interessados para as funções de Correspondentes Regionais.

“A força de uma agência de notícias reside no desempenho de seus correspondentes. Mesmo que não seja possível recrutar oito Correspondentes ao menos que se possa ter correspondentes em quatro  principais cidades do interior”, disse Gomes.

Salvador Gomes sustenta que o dia-a-dia das populações do interior merece uma cobertura diária e sistemática.

“Por razões diversas não temos estado a cumprir uma missão relevante da imprensa pública que é de trazer à luz do dia, de uma forma sistemática, informações sobre factos e acontecimentos em que o povo é o sujeito da notícia”, disse Salvador Gomes. ANG/AC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário