quinta-feira, 8 de julho de 2021

Saúde/Bissau acolhe Reunião Anual do Comité Internacional de Pilotagem do Projecto CARES

Bissau,08 Jul 21(ANG) – A capital Bissau acolhe entre os dias 8 e 9 do corrente mês, a Reunião Anual do Comité Internacional de Pilotagem do Progrma de Pesquisa em Casamance(Senegal) e na Guiné-Bissau sobre a Saúde Sexual e Resistência do VIH(CARES), financiado pelo Governo de Luxemburgo.

Trata-se de um projecto que visa melhorar o estado de saúde das populações de Casamança e Guiné-Bissau através do reforço de capacidades dos sistemas  de saúde na assistência clínica e comunitária aos problemas ligados ao VIH-Sida, Hepatite B e Pampeloma Virus Humanos(PVH).

Em declarações à imprensa
à margem da cerimónia de abertura da reunião, o Director Nacional da Enda Guiné-Bissau,  Mamadú Aliu Djaló informou que intervem no vertente da saúde e resistência com componentes de actividades programáticas e pesquisas operacionais com três doenças em foco, nomeadamente o VIH Sida, Hepatite B e Pompoloma Virus Humanos. 

Aquele responsável disse que em relação ao VIH Sida, o projecto pretende efectuar um estudo sobre resistência primária e secundária da doença em adultos e crianças, um processo  iniciado no ano passado nos dois países, que realiza igualmente  exames de carga viral.

Em relação ao Hepatite B, disse que o projecto tem actividades programáticas de tratamento de pessoas já doentes, acrescentando que pretendem ainda reforçar as capacidades e dispositivo dos dois países no restreio e  tratamento através de colocação de equipamentos do seu combate, nomeadamente extractores de cargas de exame viral.

No que tem a ver com a Pampeloma Virus Humanos, que causa o cancro de colo e útero, o Director Nacional de Enda Guiné-Bissau disse que o projecto tem a vertente de pesquisa em termos de programáticos, nomeadamente várias campanhas de restreio da doença, através de inspecção visual, já realizadas  na Guiné-Bissau e no Senegal.

Disse que foram igualmente colocados a disposição, os meios de diagnósticos nomeadamente os materiais de laboratório instalados nos dois países e realizadas formações de  técnicos para exames.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, a Secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Cornèlia Lopes Man disse que ter um projecto sobre a saúde reprodutiva e resistència ao VIH-Sida é para o Ministério da Saúde algo mais do que o reforço da capacidade do sistema de saúde.

Acrescentou  que a política do Governo através do Ministério da Saúde, é de investir  na melhoria de saúde da população a partir das camadas mais desfavoráveis.

Segundo Cornélia Man, o lema do actual ministro da Saúde, é  garantir a  saúde as populações do  interior do país, dando  maior atenção as maternidades onde começa a vida.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário