terça-feira, 15 de março de 2022


Literatura
/ “2ª edição do livro Ntori Palan vai despertar consciência do guineense sobre problemas sociais”, diz ministro do Ensino Superior e Investigação Científica 

Bissau, 15 Mar 22 (ANG) – O ministro do Ensino Superior e Investigação Científica disse hoje que o lançamento da segunda edição do livro Ntori Palan vai despertar a consciência dos cidadãos relativamemte aos problemas sociais, culturais e do dia-à-dia do guineense.

Timótio Saba Nbunde falava no lançamento oficial de web site de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) e apresentação do  livro ʺNtori Palan na contanu história  di Guiné-Bissauʺ.

Disse  que web site do INEP é uma  ferramenta muito importante que vai contribuir para propagação de conhecimentos seja no espaço nacional assim como no internacional.

Segundo o governante, a obra reflete uma busca pela compreensão da complexidade da sociedade, pelo que se trata duma abordagem transversal.

ʺPara nós é uma satisfação porque o que estamos a assistir hoje aqui é um contributo muito importante para o avanço do conhecimento, a sua produção para sua divulgação. Enquanto governantes, estaremos totalmente abertos para eventos desta natureza”, disse.

Timóteo Mbunde prometeu  exercer a sua influência junto do governo e Presidente da República para que possam avançar na produção de conhecimentos, na investigação e a valorização daqueles que colaboram  e intervém no sector da educação.

O Representante Residente do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento na Guiné-Bissau (PNUD), Tjark Egenhoff considerou que o lançamento da web site do Inep vai colocar  a Guiné-Bissau no mapa de pesquisadores,duma maneira muito importante, dando acesso aos que  estão fora do país.

“O Ntori Palan que colocam a disposição dos guineenses é muito importante mesmo não recolhendo toda a rica história que a Guiné-Bissau tem. É um ponto de entrada e partida para  discussões  sociais, nas comunidades,  famílias, nos meios  politicos e na sociedade civil da Guine-Bissau”, disse. ANG/MI/ÂC//SG    

 

 

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