sexta-feira, 30 de dezembro de 2022


                            Desporto
/O ‘Rei’ Pelé morreu aos 82 anos

Bissau, 30 Dez 22 (ANG) - A lenda do futebol, o brasileiro Pelé, faleceu nesta quinta-feira 29 de Dezembro de 2022 aos 82 anos.

Edson Arantes do Nascimento, conhecido por Pelé, acabou por falecer nesta quinta-feira 29 de Dezembro aos 82 anos após doença prolongada, ele que estava internado há um mês Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Pelé nasceu em Três Corações, no Estado de Minas Gerais no Brasil, a 23 de Outubro de 1940. Filho de Dondinho, jogador de futebol, Pelé seguiu o caminho do pai e tornou-se futebolista.

O nome de Pelé foi lhe dado por uma história insólita: ele acompanhava o pai, Dondinho, aos treinos e ficava sempre atrás da baliza onde defendia o guarda-redes Bilé. Ele trocava o «b» pelo «p» e sempre que defendia um remate do progenitor, gritava: «Defende Pelé». Essa alcunha ficou para Edson Arantes do Nascimento.

Com 16 anos, Pelé foi descoberto por Waldemar de Brito, internacional brasileiro que jogou no Mundial de Itália em 1934, e deu o salto para o Santos aos 16 anos.

Em dois meses passou a ser titular pelo Santos e em dez acabou por vestir a camisola da Selecção Brasileira, tornando-se no mais jovem jogador de sempre a vestir a mítica camisola canarinha.

O primeiro jogo foi a 7 de julho de 1957, no Maracanã, frente à Argentina. Nesse jogo Pelé marcou o seu primeiro tento com o Brasil, tornando-se no mais jovem de sempre a marcar um golo num jogo internacional, contava apenas 16 anos e nove meses. Foi o primeiro dos 77 golos que apontou durante a carreira internacional durante a qual disputou 92 jogos.

Com o Santos, Pelé arrecadou 11 campeonatos do Brasil, duas Libertadores, cinco Taças do Brasil e uma Taça Intercontinental.

Pelé, com a Selecção Brasileira, arrecadou três Campeonatos do Mundo em 1958, em 1962 e em 1970.

Em 1958, na Suécia, o Brasil derrotou a Selecção Sueca por 5-2 com dois golos de Pelé. O ‘Rei’  tornou-se, aos 17 anos e 8 meses, no mais jovem campeão do mundo da história.

Em 1962, no Chile, os brasileiros venceram a Tchecoslováquia por 3-1 sem Pelé na final visto que o jogador tinha-se lesionado durante o torneio, mas mesmo assim arrecadou o segundo troféu.

Em 1970, no México, e sem lesões, Pelé marcou um golo na final em que os brasileiros venceram por 4-1 a Itália.

Nos anos seguintes, vários clubes tentaram contratar Pelé, mas o Brasil declarou-o «tesouro nacional não exportável».

Pelé acabou por sair do Santos em 1975 e encerrou a sua carreira com 37 anos nos norte-americanos do Cosmos de Nova Iorque, onde jogou de 1975 a 1977.

Em 2014, Pelé foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com uma infecção renal que chamou a atenção para a situação das pessoas que vivem com apenas um rim. O craque retirou nos anos 1970 o rim direito, que estava afetado por um tumor. 

Outro episódio, em Paris em 2019, quando ficou internado durante seis dias para tratar de uma infecção urinária.

A 29 de novembro de 2022 foi internado em São Paulo para reavaliação da terapia quimioterápica para o tumor do cólon, isto para além do tratamento a uma infecção respiratória.

A lenda brasileira viu o seu estado de saúde piorar nos últimos dias e acabou por não resistir à progressão da enfermidade para outros órgãos. 

O velório do craque será realizado na Vila Belmiro, em Santos, onde Pelé será enterrado, no Memorial Necrópole Ecumênica.

Pelé, o ‘Rei’ do futebol brasileiro, único jogador a ter arrecadado três Mundiais, era um goleador insaciável, tendo marcado 1 281 golos em 1 363 partidas, o homem dos ‘mil golos’ como também era conhecido.

Sem comentários:

Enviar um comentário