Transportes/Ministério prevê para este ano chegada de um navio de transporte de passageiros de 320 lugares
Bissau, 05 Jan 23
(ANG) – O Governo,através do Ministério
dos Transportes e Comunicações e com apoio de Portugal, espera receber este ano um navio de transporte
de passageiros de 320 lugares , para
garantir a ligação entre as ilhas e facilitar o escoamento dos produtos.
O anúncio foi feito
hoje por um dos membros do Núcleo de
Apoio Técnico ao Gabinete do ministro dos Transportes e Comunicações, Murido Cá,
numa conferência de imprensa de esclarecimentos sobre as condições de abate
dos navios da Sociedade de Transporte Maritima SOTROMAR, nomeadamente IV
Centenário, Pecixe e Baria.
O sindicato de base
da empresa teria acusado o ministério de
recebimento de 80 milhões de francos CFA resultante da venda de sucatas dos
navios da SOTROMAR, acusação refutada por Murido Cá.
Disse que a empresa
que ganhou o concurso para o abate dos navios pagou 45 milhões de francos para o efeito e
não 80 milhões, explicando que, desse
montante, cinco milhões de francos foram revertidos para o pagamento dos
elementos que compôe a comissão.
Cá disse ainda que,
cerca de 20 milhões de francos CFA também foram destinados para o pagamento de
dois meses de salários dos funcionários da Sotramar e que o resto ficou
cativado por ordem do Tribunal, devido a um letígio entre a empresa e um dos seus trabalhadores.
A SOTROMAR é uma
sociedade de transporte maritima, tutelada pelo Ministério dos Transportes e Comunicações,
criada com o objectivo de facilitar a ligação entre as ilhas.
De algum tempo para
cá, segundo Murido Cá, a empresa se deparou com problemas de ordem técnica e
financeira, que não permitiram dar resposta aos objectivos que nortearam a sua
criação,sobretudo no que se refere ao pagamento de salário aos trabalhadores.
Murido Cá disse que a
empresa se encontra em situação de dívidas perante os funcionários no valor de mais 639 milhões de francos CFA, e com diferentes fornecedores na ordem de 200
milhões de francos.
“É uma empresa que,
há cinco anos, não dispõe de nenhuma fonte de receita. Neste momento não tem nenhum
navio operacional para dar respostas as exigências”, acrescentou aquele
responsável.
Disse que esta
situação foi herdada pela atual direção que assumiu a gestão da empresa em 2020.
“A atual direção
prontificou em informar ao ministro da situação
dificil com que se depara a empresa e este por sua vez deu instruções para se fazer
um levantamento geral da empresa. Concluido o levatamento emitiu-se um parecer técnico que indicava que os navios IV
centenário e Pecixe estavam num estado avançado de degradação e que o Baria era
recuperável”,disse.
De seguida, de acordo
com Murido Cá, o ministro dos Transportes informou ao plenario governantal
sobre a situação da empresa e tendo em conta as dificuldades do governo em
termos de condições financeira para recuperação dos navios, foi decidido a criação
de uma Comissão Interministerial, composta pelo Ministério das Finanças através
do Departamento de Patrimonio de Estado, Instituto Maritimo Portuário e Sotramar
e representantre dos sindicato de base dos trabalhos da mesma para garantir o maior
transparencia do processo.
“No fim dos trabalhos
levados a cabo pela comissão, foi aberta um concurso público para o abate dos
navios e a empresa que venceu o concurso pagou 45 milhões de francos para o
abate dos três navios, dos quais cinco milhões de francos CFA foram destinados ao pagamento dos elementos que
compôe a comissão, cerca de 20 milhões francos fcfa foram destinados para o
pagamento de dois meses de salários dos funcionarios da Sotramar, e o resto do
valor ficou cativado por ordem do tribunal devido a um letigio que existe entre
a empresa e um dos seus trabalhadares”.
O Membro do Núcleo de
Apoio Técnico do Gabinete do ministro dos Transportes e Comunicações pediu calma aos funcionários, e admite que os
melhores dias hão de chegar.
Perguntado para
quando a chegada do navio, Murido Cá disse que
está-se a fazer um trabalho técnico para adaptação do mesmo às condições
de navegabilidade nas águas territoriais guineenses.ANG/LPG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário