segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Abertura da nova sessäo parlamentar



“As nossas diferenças nao devem nos levar à divirgências”, exorta Presidente de ANP

Bissau, 23 Nov 15 ANG- O Presidente de Assembleia Nacional Popular (ANP) Cipriano Cassamá disse hoje que o mais  importante para o desenvolvimento da Guine-Bissau é os politicos nao deixarem que suas diferenças os conduzam a divergências.

Cipriano Cassamá que falava no acto da 1a sessao do segundo ano legislativo da nona legislatura, sublinhou que a promocao do dialogo é  o melhor caminho a seguir com vista ao desenvolvimento do pais

“A comunidade internacional está em alerta com as situações do governo da Guiné-Bissau. Avalia se o país merece ou não as suas confiança”, alertou o Presidente de ANP.

O Chefe do parlamento guineense acrescentou que tendo em conta essa situacäo   cabe os políticos guineenses mostrarem que merecem a credibilidade  internacional.

“Muitas das vezes acabamos por não nos entender no parlamento nas horas de discussões, mais  como  a discussão  é a lei da democrácia  e é  diferente da confusão  voltamos sempre a normalidade”,disse Cipriano Cassamá.

O presidente da ANP pediu  desculpas ao povo guineense pelos erros cometidos muitas  vezes no país, sublinahndo que o povo não merece os acontcmentos que abalam a sociedade guineense nalgumas circunstâncias.

Cipriano Cassamá prometeu que o parlamento guineense irá apresentar as suas contas ao longo do segundo ano da nona legislatura,e acrescentou que quando exige dos outros  o parlamento deve ser o primeiro a dar exemplo.

O Presidente da ANP esclareceu que as viagens que tem efectuado ultimamente  trazem simplesmente benefícios para a instituição que dirige e para o povo guineense em geral.

A Guiné-Bissau acolhe a 67ª sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana(UPA) que decorre entre 02e 06 de Dezembro próximo e a 38ª Conferência dos Presidentes de Assembleias Parlamentares Nacionais da União Parlamentar Africana (PAPNUPA) que decorrerá de 05 à 06 do mesmo mês.

Segundo Cassamá estes encontros sao  resultados das suas deslocacoes ao exterior, acrescidas ainda com a retoma da cooparação,  ao nível ,parlamentar, com a república de Timor-Leste, depois deste pais ter suspendido a sua cooperação com o povo da Guiné-Bissau depois da queda do governo liderado por Domingos Simões Pereira em Agosto último.

 ANG/AALS/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário