terça-feira, 10 de novembro de 2015

União Africana


Conselho de Paz e Segurança analisa situação da Guiné-Bissau  

Bissau, 10 Nov 15 (ANG) - A situação política na Guiné-Bissau vai estar hoje em análise na reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) , anunciou hoje a delegação daquele organismo em Bissau.

"A questão mantém-se na agenda do Conselho de Paz e Segurança a pedido dos Estados-membros para poderem acompanhar mais de perto a evolução da situação política", refere-se em comunicado.

Vai estar em foco o contexto do país "sobretudo após o retorno à ordem constitucional", em 2014, e as recentes "situações de crise", acrescenta o documento.

Prevê-se que "na sequência do debate, os países-membros do Conselho adotem uma resolução".

O Presidente da República da Guiné-Bissau demitiu a 12 de agosto o Governo eleito liderado por Domingos Simões Pereira e só dois meses depois se chegou a acordo com o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) para nomear um novo executivo, liderado por Carlos Correia.

O Governo da Guiné-Bissau e o representante da UA na capital guineense, Ovídeo Pequeno, são aguardados no encontro de terça-feira.

A presidência rotativa do Conselho de Paz e Segurança da União Africana está entregue ao Chade.
Fazem parte do órgão 15 países: Argélia, Burundi, Chade, Etiópia, Guiné-Equatorial, Gâmbia, Guiné-Conacri, Líbia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, África do Sul, Tanzânia e Uganda. 

ANG/Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário