sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Cooperação

Governo solicita apoio a parceiros internacionais para responder a ameaça de alterações climáticas

Bissau, 27 Nov 15 (ANG) – O Governo guineense pediu apoio aos parceiros e organizações internacionais para reforçar a sua capacidade de resposta face as ameaças de alterações climáticas.

O apelo foi feio pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros da Cooperação Internacional e das Comunidades (MNECIC) durante o discurso que proferiu na abertura da Trigésima Primeira Sessão do Comité Permanente da Cooperação Económica e Comercial da Organização de Cooperação Islâmica (COMECED) que teve lugar de 23 à 26 de Novembro em Istambul.

De acordo com uma nota de imprensa do MNECIC a que à ANG teve acesso, Artur Silva lembrou aos presentes que a Guiné-Bissau é um país costeiro e possui um arquipélago com 88 ilhas e ilhéus e que se situa cinco metros abaixo do nível do mar.

“Em 2003 o pais foi considerado pela organização “África Adaptation” (GAP) como o primeiro país mais vulnerável às inclemências do clima em África e no mundo”, alertou o chefe da diplomacia guineense.

Artur Silva revelou que existe um elevado risco do desaparecimento de um conjunto de ilhas e ilhéus no pais devido a incapacidade de fazer face ao elevado nível do mar, e renovou os seus apelos aos parceiros da Organização da Cooperação Islâmica (OCI) para cooperarem com o país neste domínio.

Por outro lado, o ministro referiu que a Guiné-Bissau contribui muito no âmbito da OCI, em especial para os instrumentos técnicos, financeiros e comercias ao serviço da mesma.

“Por isso, esperamos que este fórum venha a contribuir para elevar a cooperação econômica e comercial entre os estados membros, principalmente neste momento em que o nosso país precisa com urgência da ajuda internacional para a consolidação da estabilidade, implementação da reforma do Estado e criação de condições para a reconstrução económica e desenvolvimento social”, concluiu.


ANG/LPG/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário