segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Crimes ambientais


"Prosseguem cortes de madeira em Bambadinca", denuncia Administrador

Bissau,16 Nov 15(ANG) - Os cortes de árvores continuam a verificar-se em Bambadinca, apesar da moratória de cinco anos instituída pelo Governo, denunciou o Administrador daquele sector da região de Bafatá.

Fernando Ramiro Inácio Semedo citado pelo Jornal Nô Pintcha na sua ultima edição disse ser urgente reforçar o sistema de vigilância e condições de trabalho da policia local para fazer frente aos prevaricadores e desencorajar o referido comportamento.

"Houve situações lamentáveis em que uma pessoa na aldeia de Tuba Cuta foi apanhada a apoderar-se de troncos apreendidos pelo despacho
governamental no âmbito da Comissão de Recolha de Madeiras", informou.

Ramiro Semedo lamentou a forma ilegal como as florestas nacionais estão sendo devastadas pelos madeireiros clandestinos nos últimos anos e que tem prejudicado a economia nacional e o ambiental do país.

"Enquanto autoridades realizamos frequentemente acções de sensibilização junto das comunidades porque elas são em parte cúmplices no processo de desnatação das florestas em trocas de luvas que recebem dos madeireiros deixando-os envolverem-se em cortes florestais", explicou.

Uma parte das florestas de Bambadinca foi declarada pelo Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas de "Área Protegida de Dulombi",  pela existência nela de espécies de importância internacional.

ANG/ÂC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário