terça-feira, 17 de novembro de 2015

Mesa Redonda de Bruxelas


BAD disponibiliza 19 bilhões de francos CFA à Guiné-Bissau 

Bissau 17 Nov. 15 (ANG) - O
Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) pôs a disposição da Guiné-Bissau, uma verba de 19 bilhões de francos CFA para financiar três projectos, no âmbito da promessa feita por esta instituição financeira na Mesa Redonda de Bruxelas em Março passado.

A assinatura do documento que concretiza a disponibilização da verba em causa foi rubricada esta segunda-feira entre o ministro guineense da Economia e Finanças, Geraldo Martins e pelo representante regional do BAD para a Guiné-Bissau, Mamadu Lamine Ndongo.

Os projectos em causa são o “Apoio ao Reforço da Boa Governação Económica e Financeira”, de “Interconexao electrica da Organização para o Aproveitamento do Rio Gambia (OMVG)" e “Melhoramento de Serviços de Abastecimentos da Electricidade à cidade de Bissau”.

Na ocasião, Geraldo Martins classificou o acto como inicio do cumprimento da promessa de engajamento financeiro assumido pelo BAD relativamente a alguns dos projectos apresentado em Bruxelas. 

O ministro qualificou ainda este gesto de demonstração de confiança do BAD as autoridades guineenses e realçou a importância dos referidos projectos, que na sua óptica irão ajudar o pais a melhorar o seu desempenho na gestão das finanças públicas, através de melhoria dos mecanismos de controlo e de combate a corrupção.

“Durante a Mesa Redonda em Bruxelas, o BAD assumiu compromissos de financiamento de vários projectos na Guiné-Bissau”, lembrou Geraldo Martins que avança que os três projectos ora financiados estariam em coerência com o plano estratégico apresentado na ocasião pelo executivo.

Mamadu Lamine N,dongo reiterou a vontade do BAD de continuar aberta a apoiar o executivo guineense na sua nova visão "Terra Ranka", bem como em investimentos prioritarios necessarios para a transformação economica do pais. 

Durante sua estadia de três dias em Bissau a missão irá ser recebida nos próximos dias em audiência pelo Primeiro-Ministro, Carlos Correia e pelo Presidente da República, José Mário Vaz.

ANG/JAM/MSC

 

Sem comentários:

Enviar um comentário