terça-feira, 3 de novembro de 2015

Caso Zamora


"Ex. CEMGFA está aparentemente saudável", diz Presidente da LGDH

Bissau, 03 Nov 15 (ANG) - O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos(LGDH), afirmou que o ex. Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas está aparentemente saudável, mas triste pelas  condições  em que se encontra detido há um mês.

Segundo a Lusa, Augusto Mário da Silva chefiou este fim-de-semana uma delegação daquela organização que visitou José Zamora Induta no local da sua detenção em Mansoa para se inteirar das condições em que se encontra detido e do seu estado de saúde.

O Presidente da LGDH lembrou que no início deste mês, o advogado de José Zamora Induta fez um pedido de “Habeas Corpus” para o libertar por alegadamente se encontrar  doente.

Disse ter sido informado pelo advogado de Zamora que está pendente o pronunciamento do Supremo Tribunal de Justiça civil, sobre um pedido de “habeas corpus”interposto há mais de duas semanas.

De acordo com Augusto Silva, Zamora Induta disse  estar inocente e que confia na justiça para esclarecimento da acusação que pende sobre ele, de ser o líder de uma alegada tentativa de golpe militar a 21 de Outubro de 2012.

A delegação da LGDH encontrou Induta na varanda de uma das casernas do aquartelamento de Mansoa, mas acreditam que o militar passe mais tempo na cela.

 Zamora Induta é acusado pela justiça militar de crime de terrorismo contra o Estado, tentativa de subversão da ordem constitucional e homicídio, na qualidade de alegado líder da suposta tentativa de golpe de Estado que custou a vida a cinco pessoas. Foi detido a 22 de Setembro em regime de prisão preventiva. 

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário