segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Segurança alimentar


Técnicos do Ministério de Agricultura analisam indicadores de subsistema de informação do ECOAGRIS 

Bissau,23 Nov 15 (ANG)- Os técnicos do Ministério da Agricultura e  Desenvolvimento Rural   iniciaram hoje em Bissau um seminário para analisar e  validar os Indicadores de Subsistemas de Informação do Sector Agrícola da Comunidade Económica dos Estados de Oeste Africana (ECOAGRIS).

Ao presidir a cerimónia de abertura, o Presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Agraria(INPA) explicou que o ECOAGRIS é um sistema de informação integrada,a partir   de análise cruzada de dados acessíveis capazes de responder as necessidades gerais e  específicos dos diferentes actores implicados na segurança alimentar na Guiné-Bissau e nos países da sub-região.

“A validação da fase piloto do projecto, mostrou que  indicadores do sistema  desenvolvido foram elaborados sem que houvesse consenso junto dos serviços técnicos e que não refletem a especificidade agro climática», criticou Simão Gomes.

Gomes disse que a primeira etapa  do processo de analise será a revisão exaustiva  da fase piloto e a identificação  de outros relativos aos novo sistema de informação.

Para o Secretario Nacional do Comité Interministerial de Luta Contra a Seca no Shael(CILSS  o projecto é importante para o país, na medida  em que se vai criar uma instituição nacional encarregue de fornecer informações agrícolas que depois serão partilhadas entre os Estados membros da CEDEAO.

Ansu Camará sustenta que o programa irá servir de uma fonte de informação para as instituições que trabalham para garantir a segurança alimentar no país e na sub-região.

Por seu lado  o chefe do Departamento de Apoio Técnico do CILSS, Mamadou Samake disse que objectivo principal do programa é contribuir para responder eficazmente a crise alimentar e reforçar resiliência numa perpectiva de  sobrevivência alimentar regional durável .

“O CILSS é uma instituição comum para desenvolver sistemas de informação que permite assegurar uma alerta antecipada para prevenção da crise alimentar e identificação  atempada  das populações vulneráveis nas zonas de risco”,explicou Mamadou Smake.

A existência dos dispositivos ECOAGRIS  nos 17 países do Shael e de Africa  Ocidental esta inscrito no âmbito do programa regional  do 10/o FED( reserva regional de segurança alimentar) e é financiado pela União Europeia num montante de 56 milhões de Euros.   

ANG/LPG/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário