terça-feira, 10 de novembro de 2015

Ensino

Ministra da Educação confere posse a novos coordenadores nacionais de disciplinas do ensino básico

Bissau, 10 Nov 15 (ANG) - A ministra da Educação Nacional conferiu posse hoje a quinze novos coordenadores e catorze vice-coordenadores nacionais das disciplinas do ensino básico, no âmbito de um concurso público realizado há dez meses pela Direcção Geral do Ensino.

No acto, Maria Odete da Costa Semedo lembrou que há mais de uma década que o sistema do ensino guineense funciona sem coordenação.

"E quando se trabalha sem coordenação, cada um pega no seu lema e vai para o caminho que bem entender, as vezes esses caminhos são os melhores e outras vezes nem tanto”, ilustrou a ministra.

Sendo assim, prosseguiu, se não houver coordenação os alunos do mesmo nível correm o risco de não terem o mesmo nível de informação e de conhecimento.

"Somos sempre questionados sobre para quando a realização do exame nacional e nós respondemos que na educação tudo é programado, por que não podemos pensar no exame nacional quando um aluno que estuda em Unhucum e o outro em sucudjak ambos fazendo 4ª classe e não têm do mesmo nível de conhecimento”, justificou Maria Odete Semedo.

Por isso pediu o empenho dos novos coordenadores para reduzir essa diferença e trabalharem no sentido de acabar com medo que a maioria dos alunos manifesta em relacao as disciplinas de Matemática, Química e física.

A ministra da educação desafiou por outro lado os coordenadores da disciplina da história a trabalharem para que o passado da Guiné-Bissau seja incluído no currículo do sistema do ensino nacional.

João Sanha Júnior, um dos coordenadores que falava em nome dos colegas, manifestou sua satisfaçao e disponibilidade em contribuír para o desenvolvimento do sistema do ensino guineense.

Pediu apoio em todos os domínios ao Ministério da Educação Nacional para que possam exercer as suas funções de forma equilibrada e eficiente.

ANG/LPG/JAM
   

   

Sem comentários:

Enviar um comentário