terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ministra da Defesa anuncia reforma de 500 militares das FA,s

Bissau,17 Nov 15-(ANG) - Pelo menos 500 efectivos das Forças Armadas passarão a reforma até ao final do ano em curso, anunciou segunda-feira a ministra da Defesa Nacional.

Adiatu Djaló Nandigna que falava á Imprensa, no acto das comemorações do Dia das Forças Armadas da Guiné-Bissau, que se assinala a 16 de Novembro, disse que a desmobilização deverá abranger as categorias mais altas da hierarquia militar, sendo "provavel" não contar com muitos soldados, mas sim oficiais.

Djaló Nandigna acrescentou que, a Guiné-Bissau conta actualmente com cerca de 4.200 militares nos diferentes ramos das Forças Armadas e estão identificados cerca de 2.000 dispostos a sairem, entre os quais, uns voluntariamente, outros por motivo da doença e um outro grupo por atingir a idade da reforma.

A ministra da Defesa Nacional revelou que, para o efeito está prevista a criação de um Fundo de Pensões aos elementos desmobilizados das Forças Armadas e de segurança.

Adiatu Djaló Nandigna explicou que a reestruturação do sector visa manter os efectivos das Forças de Defesa e de Segurança afastados da esfera política, ao contrario do que era habito ao longo dos quarenta e dois anos e que resultaram em sucessivos golpes de Estado e outras insurreições no pais.

ANG/PFC/JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário