terça-feira, 24 de julho de 2018

Israel


Governo admite reabrir ponto de passagem de mercadorias para Gaza

Bissau,  24 Jul 18 (ANG) – Israel prevê reabrir parcialmente o terminal de Kerem Shalom, por onde passam mercadorias para a Faixa de Gaza, e que esteve encerrada desde o dia 09 de Julho em represália pelo lançamento de projecteis incendiários contra território israelita.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa de Israel a decisão, tomada no domingo, deve ser posta em prática hoje e prevê a autorização de passagem mercadorias além de gás e combustíveis.
Para a reabertura da passagem, Israel punha como condição a verificação de “calma total”, depois do fim de semana marcado pela violência.
O posto fronteiriço de Kerem Shalom foi encerrado na primeira semana de Julho após o lançamento de projecteis e balões incendiários e que atingiram, sobretudo, zonas agrícolas de Israel junto a Gaza.
– Israel e o Hamas acordaram sabado um cessar-fogo, após a escalada de violência de sexta-feira, que provocou cinco mortos
Em comunicado, o porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, atribuiu o cessar-fogo aos esforços do Egipto e das Nações Unidas.
Na sexta-feira, a escalada de violência em Gaza provocou a morte de quatro palestinianos e de um israelita.
Desde 30 de Março que os palestinianos protestam regularmente no sector fronteiriço para denunciar o bloqueio imposto em Gaza e exigir o regresso dos refugiados palestinianos expulsos ou que fugiram das suas terras em 1948, no decurso da formação do Estado de Israel.
Mais de 130 palestinianos, a maioria desarmados, foram mortos por fogo israelita desde o início dos protestos.
Entre israelitas há a registar a morte de um soldado sabado. ANG/Inforpress/Lusa
_______________________________________________________________________________________________________________________________

Sem comentários:

Enviar um comentário