sexta-feira, 27 de julho de 2018

Saúde Pública


Mundo celebra sábado Dia Internacional da Hepatite

Bissau,27 Jul 18 (ANG) – O mundo celebra sábado, 28 de Julho, o Dia Internacional da Hepatite sob o tema”: Testar. Tratar. A Hepatite” ,em chamada de atenção sobre as infecções do vírus da hepatite B e C que causam inflamações a longo prazo no fígado conduzindo à cicatrização extensiva, cancro e mortes prematuras.
 
Em mensagem, a Diretora Regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Escritório Regional Africano, Matshidiso Moeti, lida hoje pelo representante desta organização no país, Jean Marie Kipela, refere  que o objetivo do Dia Internacional da Hepatite é de sensibilizar sobre as infecções e a importância do  diagnóstico precoce da doença.

“No mundo há cerca 323 milhões de pessoas infectadas com o vírus da hepatite B ou C, um fardo 10 vezes superior ao da epidemia do VIH. Mais de 1.4 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças hepáticas causadas por infecções sem tratamento , incluindo dois em cada três mortes por cancro de fígado”, revelou a Diretora Regional da OMS.

Afirmou que em África, a hepatite B e C é uma epidemia silenciosa, que afecta mais de 70 milhões de pessoas, acrescentando que entre os infectados, 9 de cada 10 nunca foram diagnosticados por falta de sensibilização e fraco acesso à meios de diagnóstico e tratamento.

“Partilho convosco a história de Bari, um jovem de 23 anos que foi diagnosticado a hepatite B. A irmã mais velha apresentava sintomas como olhos amarelos, abdômen inchado e recentemente faleceu com cancro no fígado”, explicou.

Na mensagem, a Diretora Regional da OMS para a África disse que que há esperança para Bari e para milhões de pessoas como ele, frisando que estão disponíveis medicamentos a preço acessíveis para controlar a hepatite B e prevenir doenças hepáticas.

Informou que, de igual modo, a vacina para hepatite B, ministrada à nascença, juntamente com a vacinação infantil, previne mais de 95 por cento dos casos de novas infecções que conduzem posteriormente ao cancro de fígado.

ANG/ÂC//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário