sexta-feira, 9 de abril de 2021

Política/Presidente da República exorta governo a dialogar com sindicatos para pôr fim a greve  na administração pública

Bissau, 09 Abr 21 (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, exortou o governo no sentido de, com a maior celeridade possível, instruir mecanismos para um “diálogo sério e franco” com a Central Sindical, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG), para  pôr termo à greve em curso  na Administração Pública.

A exortação consta no comunicação do Conselho dos Ministros desta quinta-feira à que a ANG teve acesso hoje, que refere  que Sissoco Embaló instruiu ainda o Executivo para prestar uma atenção especial ao que considera “penosa situação prevalecente na Guiné-Telecom”.

De acordo com o comunicado, na parte deliberativa, o Conselho dos ministros, aprovou com alterações o projeto de Decreto que cria o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional da Guiné-Bissau e  aprova os respetivos estatutos.

Acrescenta
que foi igualmente aprovado com alterações, o Decreto-Lei que aprova o Manual de Procedimentos de Gestão dos Recursos Humanos da Administração Pública.

Sobre  as informações gerais, segundo o documento, o ministro da Finanças, João Aladje Mamadu Fadia informou sobre a assinatura de um Protocolo entre o governo da Guiné-Bissau e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), visando a assistência técnica para o financiamento da fileira do cajú, num montante de 620.000 USD (620.000 dólares americanos).

O ministro do Interior informou sobre a sua recente visita à República da Turquia e os bons resultados aí obtidos e em relação aos quais o Conselho de Ministros manifestou a sua satisfação.

A ministra da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social informou também sobre à necessidade do cumprimento das disposições da Circular 00209/GMATESS/2020, que impõem o controlo de assiduidade e das faltas dos funcionários afetos à Administração Pública, no quadro do reforço da qualidade de serviços e do aumento da produtividade.

No capítulo de nomeações, segundo o mesmo documento, o governo nomeou os diretores-gerais dos três órgãos públicos do país, nomeadamente da Rádio Difusão Nacional (RDN), Mama Saliu Sané, do Jornal Nô Pintcha, Abduramane Djaló, da Televisão da Guiné-Bissau (TGB), Amadú Djamanca, e Imprensa Nacional (INACEP), Bamba Banjai. ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário