sexta-feira, 30 de abril de 2021

 
Cooperação
/Governo e BADEA assinam acordo para a construção de estradas  

Bissau, 30 Abr 21 (ANG) – O Governo da Guiné-Bissau através do Ministério das Finanças, e o Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), assinaram na quinta-feira um protocolo de acordo, para a construção de estradas , orçado no valor de 48,6 milhões de dólares americano.


Em declarações à imprensa  , o ministro das Finanças, João Aladje Mamadu Fadia indicou que as estradas a serem construídas são a que liga a rotunda da Guimetal, passando por Cuntum Madina até ao Porto de Bissau, e a que   começa no  Prédio dos Combatentes passando pelo bairro Antula Ndam até Nhacra.

Adiantou que o projecto contempla a construção de uma ponte que liga a  Antula Ndam à Nhacra.

Segundo Fadia, o financiamento para a  construção dos dois eixos já está garantido, e  a missão do BADEA encontra-se no país para fazer a avaliação no terreno, para poder saber o montante exacto  necessário para a realização das obras.

“O BADEA” entrará com 80 por cento de dinheiro para a construção das duas estradas, e a Guiné-Bissau pagará cerca de 11 por cento para a construção da mesma”, revelou o ministro das Finanças.

De acordo com o responsável, as referidas obras terão o seu inicio a partir de maio de 2022 e terminarão em abril de 2024, após  um concurso público que será lançado pelo governo através do Ministério das Obras Públicas.

Por seu turno, o Espert das Infraestruturas e de Departamento das Operações e Chefe de missão de BADEA, Mounir Benseddik garantiu que o montante previsto para as obras será disponibilizado brevemente.

, referiu que a missão veio avaliar  no terreno com as autoridades locais à  Guiné-Bissau  é para avaliar no terreno junto com as autoridades locais ao mesmo tempo rubricar acordo com o governo da Guiné-Bissau para a construção das duas estradas.

Mounir Benseddik acrescentou que já vizitaram as áreas que serão objecto de construção das referidas estradas no país. ANG/LLA//SG    

    

   

Sem comentários:

Enviar um comentário