terça-feira, 27 de abril de 2021

Política/Candidato  a liderança do PRS exige explicações sobre exoneração  de alguns dirigentes do partido das suas funções na Petroguim

Bissau, 27 Abr 21(ANG) – O candidato pré declarado à liderança  do Partido da Renovação Social(PRS) exigiu esta segunda-feira esclarecimento ao presidente do partido Alberto M`Bunhe Nambeia sobre a exoneração  de alguns dirigentes do partido entre os quais, Certório Biote e Mário Pires das suas funções na empresa Petroguim.

Domingos Quadé
Mário Pires e Certório Biote haviam desempenhado as funções do Presidente do Conselho de Administração e membro da  empresa pública de pesquisa de Petróleo, Petroguim respectivamente.

A exigência vem expressa numa carta endereçada ao Presidente dos renovadores à que a ANG teve hoje acesso.

Domingos Quadé lamentou os casos recentemente denunciados pelos cofundadores do partido, e diz que  o PRS jamais deveria patrocinar e muito menos compactuar com atos do género ou similares.

Na semana passada, três membros cofundadores do PRS, denunciaram uma suposta reunião secreta realizada na povoação de Patche Yalá, no norte da Guiné-Bissau, na qual terão tomado  parte os presidentes do PRS e do PAIGC, respectivamente, Alberto Nambeia e Domingos Simões Pereira, na presença de alguns militares.

Na referida nota dirigida ao Presidente do PRS, Domingos Quadé pediu à todos os dirigentes e militantes dos renovadores para absterem-se de praticar quaisquer atos ilícitos que impendem sobre cada um e com efeitos imediato.

Segundo a carta, as exonerações de alguns dirigentes do PRS, colidem com os princípios estatutários, éticos e políticos ou ainda  contrárias aos valores da liberdade, transparência e justiça, que Quadé
diz ser o lema do partido desde os primórdios da democracia guineense.

O Congresso do Partido da Renovação Social(PRS), vai ser realizado ainda no decorrer do ano em curso numa data a ser marcada. ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário