quinta-feira, 15 de abril de 2021

     
 Inacep/
Diretor-geral promete pagar três  meses de salários em atraso

Bissau, 15 Abr 21 (ANG) – O Diretor-geral da Imprensa Nacional, Empresa Pública (INACEP-EP) prometeu quarta-feira que até sexta-feira, irá pagar três meses de salários em atraso, correspondentes aos meses de Janeiro à março do ano em curso.

Bamba Banjai que falava à ANG e Rádio Galáxia de Pindjiguiti, em jeito de reação às acusações do Sindicato de Base dos trabalhadores daquela instituição, segundo o qual, a actual Direcção da gráfica estatal, tem uma dívida de 6 meses para com os trabalhadores.

Banjai nega que tenha seis meses de dívidas, diz que apenas deve três meses de ordenados em atraso.

“Estou na empresa há nove meses e a herdei, em estado de falência, 96 meses de salários em atraso, 20 anos de não pagamento da segurança social num valor de 750 milhões de francos CFA, com apenas  três máquinas a funcionar e nenhum tostão na conta bancária”, afirmou.

Bamba Banjai sublinhou que, desde a sua entrada na INACEP pagou todos os salários correntes até ao mês de Dezembro de 2020, acrescentando que só falta pagar os três meses do corrente ano.

Questionado sobre os alegados 16 milhões de francos CFA, que o Sindicato lhe acusou de ter desviado, o DG da Inacep, respondeu que a empresa contraiu uma dívida com o banco no valor de 85 milhões de francos cfa para pagar três meses de salários, respectivamente, os meses de junho, julho e agosto de 2020, e que  quando a empresa foi depositar os 16 milhões, o banco descontou a sua dívida.

Aquele responsável disse que desde o início da pandemia da Covid-19,  a faturação caiu na empresa e que só recebem trabalhos  com valores não superiores a 200 mil fcfa, frisando que, contudo, fizeram alguns trabalhos do Estado que renderam 78 milhões de francos cfa e que estão a espera que o Ministério das Finanças faça o pagamento desse valor.

“A INACEP contraiu dívidas com todas as gráficas senegalesas quando o Victor Cassamá era diretor-geral, o  Fodé Sonco que ia a Dakar comprar matéria-prima quase foi preso por causa daquelas dívidas  do atual proprietário da “ Gráfica 360”,”revelou Bamba em entrevista a Agência de Notícias da Guiné(ANG).

Bamba Banjai acusou o Presidente do Sindicato de Base da Inacep, Walter Mendonça de estar a fazer sindicalismo político ao afirmar que  se o diretor-geral não for demitido não vão levantar a greve.

“Quem nomeia o diretor-geral é o governo não o sindicato e o papel de sindicalista é exigir pagamento de salários, condições de trabalho e outros”, disse Bamba Banjai.

O Sindicato de Base dos trabalhadores da Imprensa Nacional Inacep, iniciou quarta-feira uma greve de 15 dias reivindicando, entre outros, o pagamento de seis meses de salários em atraso e melhoria de condições de trabalho.

O sindicato ainda exige  a demissão do Bamba Banjai segundo, o presidente do sindicato, Walter Mendonça, “para salvar a Inacep”.ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário