quinta-feira, 8 de abril de 2021

Vacinação Covid-19/ Chefes de equipas consideram de positiva primeira semana de campanha

Bissau, 08 Abr 21 (ANG) – Os chefes de equipas de vacinação contra Covid-19, da área sanitária do Bairro de Luanda e Centro Materno Infantil, consideram de positiva a primeira semana da campanha de  vacinação contra a pandemia.

Ouvidos hoje pela Agência de Notícias da Guiné, os chefes das equipas números 4, junto ao Hospital Simão Mendes, Sidónio Vaz, equipa 2, na Escola Chê Guevara, Maria Alice Sá e do número 1, na Mesquita de Pefine, Augusta Mané e a Supervisora da equipa 3, do Centro Materno Infantil, Luísa Adriano Conduto Biaguê foram unânimes em afirmar que a população guineense está a participar consideravelmente no processo de vacinação.

De acordo com a Supervisora da equipa 3, que funciona no Centro Materno Infantil Luísa Biaguê a adesão é boa.

“Nós aqui, o número de pessoas que vacinamos diariamente está acima de 200”, afirmou  Luísa Biaguê.

Instado a falar se já receberam queixas de algumas pessoas em como a vacina lhes terão provocado algumas perturbações, disse que sim,  e diz que foram  dores de cabeça, febre alta.

Luísa Biaguê disse que recomendaram à essas pessoas a toma de  Paracetamol, frisando que e estes indivíduos estão bem.

A chefe da equipa 2, na Escola Chê Guevara, Maria Alice Sá disse que nos primeiros dias houve pouca adesão popular, mas que a partir desta semana o número de pessoas tem vindo a aumentar dia-após-dia, e diz acreditar dever-se aos efeitos dos apelos feitos pelo Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló e pela alta Comissária para a Covid, Magda Robalo.

Para sustentar  a adesão, Maria Sá disse  que o número dos vacinados subiu de 16 para 25 diário.

O chefe da equipa 4, instalada junto ao Hospital Simão Mendes, Sidónio Vaz, afirmou  que o número de pessoas  vacinadas naquele posto diariamente vária entre 75 à100.

“A maioria das pessoas que nós vacinamos, é do grupo de risco ou seja aqueles que contraíram outras doenças, nomeadamente, viventes com  VIH/ SIDA e idosos e técnicos de saúde”, revelou.

A líder da equipa 1, que funciona na Mesquita de Pefine, Augusta Mané afirmou que até aqui não receberam queixa de qualquer tipo de sintomas da parte das pessoas vacinadas pela  sua equipa.

Disse que no início verificou-se pouca adesão, mas que depois ou seja a partir de terça-feira houve um aumento significativo dos cidadãos que querem vacinar para reforçar a imunidade contra o vírus da COVID-19.

Conforme Augusta Mané, a maioria dos vacinados  pertence ao  grupo de riscos, nomeadamente, idosos e aparecem  16 á 20 por dia.

A campanha de vacinação contra a covd-19 iniciou no dia 3 de Abril  e o Alto Comissariado para a Covid-19, conta vacinar cerca três  por cento da população do Sector Autónimo de Bissau e região de Biombo, nesta primeira fase. ANG/LPG/AC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário