segunda-feira, 5 de julho de 2021

Saúde/”Bilhões de pessoas em todo mundo ficarão sem acesso aos serviços de água potável até 2030” dizem OMS e Unicef

Bissau, 05 Julho 2021(ANG) - Bilhões de pessoas em todo o mundo não terão acesso aos serviços de água potável, saneamento e higiene em casa geridas de forma segura até  2030, a menos que a taxa de progresso quadruplique, revela  um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do UNICEF.

A informação  consta num comunicado à imprensa das organizações das Nações Unidas enviado à ANG esta segunda-feira.

Segundo o comunicado, o relatório do Programa Conjunto de Monitoria (JMP) - Progresso sobre água potável, saneamento e higiene nas residências entre 2000-2020 apresenta estimativas sobre o acesso domiciliar a serviços de água potável, saneamento e higiene administrados com segurança nos últimos cinco anos.

O documento refere que a  avaliação do progresso visa  alcançar o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos até 2030.

Indica que, em 2020, cerca de 1 em cada 4 pessoas não tinha água potável gerida de forma segura nas suas casas e quase metade da população mundial não tinha saneamento básico gerido de forma segura.

De acordo com a comunicado que cita o relatório das duas agências da ONU,  a COVID-19 destacou a necessidade urgente de garantir que todos possam ter acesso a uma boa higiene das mãos. E acrescenta  que,  no início da pandemia, 3 em cada 10 pessoas em todo o mundo não podiam lavar as mãos com água e sabão dentro de casa. 

“Lavar as mãos é uma das formas mais eficazes de prevenir a propagação da COVID-19 e outras doenças infeciosas, mas milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a um abastecimento de água seguro e confiável”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS.

A nota aponta  que o investimento em água, saneamento e higiene deve ser uma prioridade global para se  acabar com a pandemia e construir sistemas de saúde mais resilientes.

O relatório assinala alguns progressos no sentido de alcançar o acesso universal aos serviços básicos de água, saneamento e higiene (WASH).

Entre 2016 e 2020, a população global com água potável administrada com segurança em casa aumentou de 70 por cento para 74 por cento; os serviços de saneamento administrados com segurança aumentaram de 47 por cento para 54 por cento; e as instalações de lavagem das mãos com água e sabão aumentaram de 67 por cento para 71 por cento.  ANG/JD/ÀC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário