sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Saúde Pública/Chefe da equipa médica da Igreja Evangélica faz avaliação positiva de consultas grátis em curso

Bissau, 02 Dez 22 (ANG) – O Chefe da equipa médica do Porjecto “Bon Noba di Salbason”, da Igreja Evangélica da Guiné-Bissau fez hoje uma avaliação positiva da campanha de consultas gratuitas realizadas durante  três dias,  no Estádio Lino Correia, em Bissau.

Em entrevista exclusiva a ANG, Ianistoi Nanque justifica a sua afirmação com o registo de atendimento de mais 175 pessoas idades, em dois dias de trabalho.

Disse que  as pessoas com  problemas de saúde que não podem ser tratadas no local são encaminhadas, acompanhadas de uma Guia Médica, para uma unidade hospitalar para serem atendidas,   e quando é uma situação “grave” é desponibilizado o transporte para o efeito.

“A consulta médica é gratuita, com oferta de medicamentos à pessoas que são atendidas durante três dias”, revelou o médico.

Segundo Ianistoi Nanque,  em dois dias de trabalho a maioria dos casos diagnosticados é de paludismo, seguido de dores abdominais, principalmente  nas mulheres,  e hipertenção arterial.

O médico pediu apoio de todos e sobretudo dos técnicos de saúde no sentido abraçarem a iniciativa por forma a ajudar aqueles que não têm condições para pagarem os tratamentos .

 “Bon Noba di Salbason” , segundo o seu Coordenador Albertino Vieira, é um projeto dualista, que trabalha na  parte  social e espíritual.

vista de pacientes
Na parte espíritual visa restaurar o homem ou seja libertá-lo dos atos contra os princípios bíblicos e na parte social realiza actividades de limpeza e asistência médica e medicamentosa, através de consultas grátis, para  ajudar os mais carenciados.

 Albertinho Vieira disse  que durante os três dias de campanha, para além de limpeza e consultas grátis que decorrem nos periodos de manhã, a parte da tarde é dedicada a animação  com músicas do evangélio.

Os medicamentos adquiridos no âmbito deste projeto custou a Igreja Evangélica sete milhões de francos cfas, por isso o Presidente da Comissão pediu apoio de todas as pessoas para que possam continuar a ajudar  pessoas doentes e sem  possibilidades de acesso ao serviços de saúde, devido a  dificuldades financeiras.   

O projeto “Bon Noba di Salbason”  realizou consultas gartuitas em  Setembro e Outubro passados em Binar, região de Oio e na  sessão de Suzana, região de Cacheu.. ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário