terça-feira, 31 de outubro de 2023

Saneamento urbano/PR ameaça apreender pessoas e viaturas que praticam negócios de remoção de lixos dos bairros para colocar nas avenidas principais

Bissau, 31 Out 23 (ANG) - O Presidente de República ameaçou segunda-feira apreender as pessoas e viaturas que praticam negócios de tirar lixos dos bairros para colocar nas avenidas principais ao em vez de os levarem para vasadouros dos mesmos.

Umaro Sissoco Embaló falava durante a visita que efectuou as avenidas principais da capital Bissau, para observar a actual situação do lixo no país.

“Vamos mobilizar as nossas Forças de Defesa e Segurança no sentido de comecarem a vigiar as pessoas que tiram lixos das casas em benefício monetário para colocar nas ruas da cidade, e qualquer empresa ou indivíduo que fôr apanhada em tirar lixos nos bairros para cobrar uma quantia em dinheiro e depois deixa-los nas avenidas principais,  vai ser apreendido e a sua  viatura será afectada à Câmara Municipal para os seus trabalhos”, garantiu Embaló.

Sustentou que a Câmara depara com sistuação de superlotação dos funcionários, porque  funciona na base de questões partidárias ou seja, cada partido que está no poder aproveita a ocasião para dar emprego aos seus militantes e simpatizantes, frisando que, motivo pelo qual existe sempre instabilidade na mesma instituição.

O Presidente da República defendeu ainda a necessidade de pensar na implementação da  autarquia, uma vez que segundo ele, a Câmara Municipal de Bissau(CMB) não existe para dar emprego as populações, mas sim, para manter a cidade limpa e que por isso não deve estar relacionado simplesmente com questões partidários.

Por sua vez, o Presidente de Câmara Municipal de Bissau,  José Carlos Nosoline “Justen”, informou que, logo no momento da sua  passação, teve a curiosidade de perguntar da quantidade de lixo que capital Bissau produz diariamente e que a resposta foi de 590 toneladas.

Adiantou que,  perguntou igualmente qual é a capacidade de Câmara Municipal de Bissau em evacuar o mesmo, a resposta foi de que quando a mesma institução está no limite consegue evacuar 320 toneladas diário.

 "Nos informaram que, a CMB tem quatro camiões para evacuação do lixo, mas que não estão num bom estado, ou melhor que funcionam com dificuldades.  Assim sendo, sabiamos que o que nos espera pela frente é grande. Por isso, logo na primeira semana montamos operação denominada “Dia de Limpeza da Cidade de Bissau” e contatamos a estrutura da Força de Desfesa e Segurança que têm os seus equipamentos para nos apoiar, e responderam positivamente”, contou aquele responsável.

Salientou que, logo na primeira operação do“Dia de Limpeza da Cidade de Bissau”, conseguiram  evacuar cerca de dois mil toneladas de lixo e que no momento já foram evacuados cerca de oito mil toneladas. Tendo lamentado que infelizmente, existe uma situação que desperta a curiosidade, que é a de surgimento das pessoas que comecem a criar  os seus negócios a volta do mesmo depois de terem o conhecimento do esforço da Câmara em promover a cidade limpa.

“A situação de tirar lixo podia até ser normal, mas só que ao em vez de levarem o lixo tirado nas casas para o vazadouro, acabem por dixa-los nas estradas e nas vias públicas para que os pessoais da Câmara tirem depois  e isso fez com que mesmo com o trabalho árduo da Câmara em evacuar  lixo,  a sua  quantidade  aumente cada vez mais”, lamentou Justem Nosoline.ANG/AALS/ÂC

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário