terça-feira, 24 de outubro de 2023

Turismo/Empresário Adnane Yahya pondera criar nova organização para congregar mais associados do setor

Bissau,24 Out 23(ANG) – O empresário e antigo vice Presidente da Associação dos Operadores Turísticos e Similares da Guiné-Bissau(Asopts-GB),Adnane Yahya pondera criar uma nova organização da classe para congregar maior número de intervenientes  do sector.

Em entrevista exclusiva concedida hoje à ANG, o proprietário do restaurante Papa Louca disse que, na qualidade de membro fundador da Asopts-GB,  deu muitas contribuições para a afirmação desta organização, entendeu que já chegou a hora de avançar para novas aventuras com base nos projetos capazes de incrementar o desenvolvimento do turismo da Guiné-Bissau.

“Vamos criar uma nova organização capaz de juntar os empresários do setor, nomeadamente as agências de viagens, guias turísticas, grandes unidades hoteleiras e restaurantes, alugueres de carros, entre outros”, salientou.

Aquele responsável sublinhou que é chegado o tempo para agrupar todos esses setores numa nova associação, a ser criada.

“Já delineamos o projeto de criação da nova associação e vamos marcar a data para a realização da primeira Assembleia-geral, o mais tardar até ao final do ano em curso ou nos princípios de 2024, onde cada associado terá voz para exprimir o seu sentimento para o desenvolvimento do setor”, frisou.

“Não participei na II Assembleia Geral da Asopts-GB, realizada recentemente, porque estive ausente do país, mas os meus colegas da antiga Direção, acharam que devem avançar com a recandidatura e foram reeleitos , por isso dou-lhes os meus parabéns”, referiu.

Adnane Yahya disse que não existe nada por detrás da sua decisão de abandonar a Asopts-GB, a não o facto de optar-se por criar nova organização mais abrangente visando lutar para o desenvolvimento do turismo.

Perguntado sobre, que balanço faz dos primeiros cinco anos do mandato da Asopts.GB, na qualidade de um dos membro fundador, Adnane Yahya disse que deram o máximo para levar o bom nome da organização, tanto no plano interno com externo, e em consequência a  Asopts-GB está hoje representada em maiores organizações ligadas ao Turismo, tanto da Cedeao como da Uemoa.

Disse que, ao nível interno, acha que as falhas cometidas tem a ver com a falta de representatividade de todos os setores de turismo, nomeadamente a ausência de grandes hotéis, agências de viagens entre outros.

“Podemos falhar igualmente na realização de alguns ateliês de formação de forma a sensibilizar os associados, sobre a importância da organização”, sublinhou.

Disse contudo, esperar que a Asopts-GB  continue a trabalhar em parceria com a nova associação que vão criar, em prol do desenvolvimento do turismo no país. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário