quinta-feira, 25 de maio de 2017

Organização Mundial de Saúde


Tedros Adhanom Ghebreyesus eleito novo Director-geral

Bissau, 25 Mai 17 (ANG) - A Assembleia Mundial de Saúde elegeu  o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, novo director-geral de Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 23 do mês corrente, para um mandato de 5 anos.

A informação consta num comunicado da Organização Mundial de Saúde(OMS) à que a ANG teve hoje acesso.

“Tedros Adhanom Ghebreyesus foi indicado pelo seu país Etiópia e acabou por ser escolhido pelos estados membros da OMS em Genebra, e vai iniciar as suas funções a partir de 1 de Julho do ano corrente”, refere o documento.

Segundo o comunicado, Tedros Adhanom Ghebreyesus foi  ministro de Negócios Estrageiros na Etiópia entre 2012 e 2016 e  ministro de Saúde entre 2005 e 2012.

O comunicado acrescenta que antes das suas nomeações no governo, ele exerceu   funções tais como de: Presidente do Conselho do Fundo Global para o Combate à Sida, Tuberculose e Malária, Presidente do Conselho de Parceria de fazer Recuar o Paludismo, e Co-presidente do Conselho da Parceria para Saúde Materna do Recém-nascido e da Criança.

“Na qualidade de ministro de Saúde da Etiópia, o novo Director Geral da OMS, liderou a reforma do sistema de saúde do seu país, incluindo a expansão da infra-estrutura sanitária, criando 3.500 centros e postos de saúde e empregou cerca de 38.000 trabalhadores”, refere o documento.

O mesmo comunicado informa que na qualidade do ministro de Negócios Estrangeiros Tedros Adhanom Ghebreyesus negociou a Agenda de Acção de Adis Abeba, na qual 193 países comprometeram-se com o financiamento necessário para alcançar os objectivos de desenvolvimento sustentável.

“Como presidente do fundo global, ele obteve financiamento para as duas organizações e criou o Plano de Acção Global contra Malária, que expandiu da África para asia e América Latina”, de acordo com o comunicado.


 Tedros Adhanom Ghebreyesus sucederá a Margaret Chan que exercia o cargo desde  Janeiro de 2007. 

ANG/AALS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário