quinta-feira, 25 de maio de 2017

OMVG



“Obras de colocação de linhas de interconexão da energia iniciam em Junho próximo”, diz Coordenador da Célula Nacional 

Bissau, 19 mai. 17 (ANG) – O Coordenador da Célula Nacional da Organização para Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), Inussa Baldé disse hoje que o país vai iniciar no final de Junho , as obras de construção de 218 kilometros (KM) de linha de interconexão elétrica de grande qualidade orçados no valor de cerca de três mil milhões e meio de francos CFA.

Foto Arquivo
Inussa Baldé fez esta declaração  no acto de enceramento do Ateliê de formação do Comité Nacional de Seguimento (CNS) e Comités Locais de Coordenação e Seguimento (CLCS) de Planos de Gestão Ambiental e Social (PGAS) e Plano de Reinstalação (PR), do Projeto Energia da OMVG.

Para o também director-geral dos da Recursos Naturais, este projeto é estruturante e com um financiamento muito avultoso como nunca antes visto no sector da energia ao nível do país.

“Esta construção vai permitir a Guiné-Bissau entrar no sistema de troca de energias não só da sub-região mas também de todo o continente africano”, garantiu.

Segundo um documento facultado aos seminaristas, a linha em questão será dotada de dois cabos de proteção dos quais um é equipado com trinta e seis (36) pares de fibras ópticas que permitem ligar as redes de telecomunicações dos países membros da OMVG com o desenvolvimento da telefonia.

Imagem Ilustrativo
“Esta rede garantirá a evacuação do importante potencial hidroeléctrico do rio Konkuré, na Guiné Conacri (Kaleta, Souapiti, Amaria e Grand Kinkon) favorecendo as trocas de energias entre os países membros graças à descoberta de recursos petrolíferos no Senegal e o seu potencial em energia solar”, refere o documento do atelier.

Por sua vez, o director-geral do Ambiente e Desenvolvimento Durável da OMVG, Kabir Silla Sonko disse que a construção da obra será um grande benefício para o país . 

ANG/FGS/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário