segunda-feira, 22 de maio de 2017

Cooperação/Ensino


     Mali reforça relações com a Guiné-Bissau no domínio do Ensino Superior

Bissau, 22 Mai 17 (ANG) - A República do Mali solicitou sexta-feira o apoio da Guiné-Bissau ao seu candidato para o cargo de Presidente do Centro Africano do Ensino Superior (CAMES).
 
Com efeito, uma delegação maliana encabeçada pelo seu ex-ministro da Educação, Moustapha Dicko, acompanhado pelo próprio candidato maliano ao mais alto cargo do CAMES, Ouatem Diallo foi recebida em Bissau pelo Ministro de Estado e do Interior, Botche Candé, a quem foi comunicado o referido pedido de apoio.

A saída do encontro que durou pouco mais de meia hora, o ex-governante maliano explicou que além do apelo feito a favor do seu candidato, foi também portador duma mensagem do seu governo com vista ao reforço das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países, particularmente no domínio do ensino superior.

"Queremos reforçar essas relações para que possam produzir o melhor em termos dos recursos humanos para o desenvolvimento dos nossos dois países, não só no quadro sub-regional mais também ao nível bilateral", manifestou Moustapha Dicko.

Na óptica de Dicko, que não informou a resposta que teria recebido de Botche Cande, a Guiné-Bissau e Mali são dois países irmãos e amigos cujas populações partilham a mesma visão do futuro, por isso, disse esperar que as suas posições sejam concedentes em relação a qualquer assunto.

Sobre a situação política no seu pais, disse que as coisas estão a caminhar da melhor forma possível e espera que a paz possa voltar a reinar no Mali e na sub-região ocidental em geral. 

"Quando um país enfrenta problemas de instabilidade isso propaga à toda a sub-região", salientou Moustapha Dicko, que não revelou a data da eleição do novo Presidente do CAMES e os nomes dos restantes candidatos.
ANG/JAM/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário