sexta-feira, 12 de maio de 2017

Escola de surdos e mudos



Terminado curso de Gestão Escolar e Lar de Acolhimento

Bissau, 12 Mai17 (ANG) – Quarenta professores da Escola Nacional de Surdos (ENS) receberam hoje os seus certificados de fim de curso nos domínios de  Gestão Escolar e Lar de Acolhimento.
 
A formação foi ministrada pela Casa Pia de Lisboa e financiada pelo Gabinete Estratégico e Planeamento (GEP).

 Na ocasião, em representação do ministro da  Mulher, Família e Solidariedade Social, Feliciano Mendes destacou  a importância da formação na medida em que, segundo disse, vai permitir uma mudança qualitativa das prestações dos professores beneficiários.


Por sua vez ,em representação  da  Embaixada de Portugal em Bissau, Margarida Madureira reiterou o empenho da embaixada no combate à todas as formas de exclusão social.

“A inclusão e a igualdade das oportunidades são prioridades.Todos os cidadãos devem usar do mesmo direito e dos mesmos serviços. Devem ser sempre protegidos da descriminação, do abuso e da negligência”, destacou.

Lamentou que na Guiné-Bissau haja, muitas vezes, a marginalização nas comunidades e escolas de pessoas portadoras de dificiência.

“Estas situações muitas vezes colocam as famílias dos deficientes em situação de pobreza e vulnerabilidade2, sustentou.

Confessou que ficou surpreendida com a capacidade de desenvolvimento da língua gestual guineense que levou a necessidade de criação do segundo dicionário e que motivou a mobilização de fundos.   
  
Em nome dos formandos, Horácio Aladje Braima Dabó, disse que o que apreenderam são elementos fundamentais para o ensino das crianças.

Dabó considerou de positiva a realização do curso  e disse acreditar que a aplicação prática dos ensinamentos nele transmitidos será um sucesso.

ANG/JD/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário