quarta-feira, 17 de maio de 2017

Parceria UE/África



                                   Europa quer travar fluxos migratórios

Bissau, 17 Mai 17 (ANG) -Os países da União Europeia querem mais empenho, por parte dos Estados africanos, para travar os fluxos migratórios para a Europa, afirmaram os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países que integram o bloco europeu numa reunião com o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, realizada em Bruxelas.
 
No encontro, realizado na segunda-feira, as discussões entre os dois continentes foram muito para além dessa questão, afirmou a alta representante para a política externa da União, Federica Mogherini.

“Estamos a passar de um apoio centrado apenas na ajuda a uma verdadeira parceria em todos os campos, das alterações climáticas à segurança, ao desenvolvimento económico, às migrações e, obviamente, ao apoio humanitário”, disse a chefe da diplomacia europeia.
 
Os ministros do Interior de Itália e da Alemanha, Marco Minniti e Thomas de Maziere, pediram mais ajuda da União Europeia à Líbia, para que possa estabilizar a fronteira sul, por onde passam muitos dos migrantes que acabam na Europa. Só este ano, chegaram 45 mil pessoas por mar, à Europa, vindas do norte de África. 1200 morreram durante a travessia.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia abordaram em Bruxelas, na presença do presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahamat, os desafios políticos e de segurança na região do Corno de África e as relações entre o bloco europeu e o continente africano, no âmbito dos preparativos da Cimeira União Europeia-África, que vai ter lugar em Novembro, na Costa do Marfim.
ANG/JA

Sem comentários:

Enviar um comentário