quinta-feira, 18 de maio de 2017

Recursos Naturais



Estudos geológicos  cobrem menos de um quarto do território

Bissau, 18 Mai 17 (ANG) - O Diretor de Serviço de Geologia, Nhamo Ansumane Sambu, revelou  recentemente que a Guiné-Bissau tem menos de um quarto do seu território com estudo geológico, razão pela qual o Ministério dos Recursos Naturais, através da Direção-geral de Geologia e Minas está a preparar um programa de prospeção e pesquisa em todo o território nacional, com vista a conhecer em pormenor o potencial geológico do país.

Nhamo Sambu fez estas revlações durante uma ação de capacitação destinada aos jornalistas sobre as indústrias extrativas na Guiné-Bissau .

O mesmo responsável informou que já existem algumas empresas que manifestaram o interesse em participar na prospeção e pesquisa de minérios.

“Com a realização da campanha de prospeção e pesquisa, que incidirá principalmente na descoberta de novos depósitos de mineiros, justificando um acréscimo de reservas dos minérios antes diagnosticados, poderá permitir novas descobertas”,disse.

Com o trabalho concluído, Nhamo Sambu garante que a Guiné-Bissau terá mais ou menos 25% do território coberto na prospeção e pesquisa geológica.

Por outro lado, o Diretor de Serviço de Geologia referiu que a coordenação interministerial está ainda numa fase embrionária e não tem um rumo claro. “Se o objetivo do governo é de atrair investimentos para o setor, uma coordenação transversal é então necessária para garantir as boas práticas nos processos de licenciamento ambiental”, destacou.

Atualmente, disse o mesmo responsável, predomina na Guiné-Bissau a exploração de inertes (areia, dolorite, quartzitos, laterites e argilas), levado a cabo por oito empresas, quatro das quais industriais e quatro semi-industriais que operam no setor, nomeadamente AREZKI, GUINEPEDRA, HIPERIUM e a ASCON, sendo as empresas semi-industrias MAIMUNA CAPE SARL, HIPERIUM, AGS e a empresa Mbuf. “Embora o país não ter a tradição mineira e existirem concessões de exploração mineira na fase final de estudo de viabilidade, tal como é o caso da Bauxite de Boé, Fosfato de Farim, existe uma pequena exploração de areias pesadas em Varela”, referiu.
ANG/ e-Global Notícias em Português

1 comentário:

  1. Estou agradecendo ao Sr. Benjamin Lee por toda a sua ajuda para garantir nosso empréstimo para nossa nova casa aqui na Fruitland. Você foi organizado, meticuloso e profissional, assim como gentil, o que fez toda a diferença em nossas interações com você. Depositamos nossa confiança em você e você definitivamente nos ajudou. Obrigado por sua paciência, assim como por nos tratar como pessoas, ao invés de apenas clientes de empréstimo doméstico. Você está acima do resto, eu quero recomendar a qualquer pessoa aqui procurando por empréstimo ou investidores para entrar em contato com o Sr. Benjamin Lee e sua equipe porque eles são boas pessoas com coração gentil, Sr. Benjamin Lee Email Contato : 247officedept@gmail.com



    Cumprimentos,
    John Burley! Nossos chapéus para você!"!

    ResponderEliminar