sexta-feira, 12 de maio de 2017

Função Pública


Ministério apresenta resultados do processo de Modernização da Administração Pública

Bissau 13 Mai  17 (ANG) – O Ministério da Função Pública Reforma e Trabalho apresentou hoje num ateliê os resultados dos processos de modernização dos sistemas de gestão  dos recursos humanos da administração pública.
 
Discursando no acto da abertura do referido encontro, o secretário-geral do Governo, Olívio Pereira,  em representação do Primeiro-ministro  lembrou que depois de mais de 40 anos de independência finalmente a instituição que  se responsabiliza de todos os servidores públicos encontrou o caminho certo que é a modernização do sistema de gestão dos recursos humanos.

“Por isso quero felicitar a todos que tornaram possível esta apresentação hoje, porque sem a reforma na Administração Pública não será possível termos uma gerência pública que sirva os interesses dos seus servidores e do próprio país”, disse.

Pereira disse que é chegado a altura dos servidores públicos assumirem as suas responsabilidades , salientando que os ministros estão a frente dos ministérios , mas os empregados essenciais  são aqueles que no dia a dia procuram percorrer uma carreira administrativa.

“Perante estes instrumentos que temos , os altos funcionários do Estado  já não podem vacilar e quero acreditar que não há espaço nem tempo para aberrações nos ministérios e as orgânicas são para ser cumpridas  e que os técnicos sirvam de guardião das mesmas nas suas instituições “,advertiu.

Por seu turno, o ministro da Função Pública Reforma Administrativa e Trabalho disse que a instituição que dirige está consciente   da sua responsabilidade e missão na gestão dos recursos humanos da administração pública.

Tumane Baldé afirmou que o referido processo iniciou há muitos anos com o processo de actualização dos sistemas de gestão dos recursos humanos da administração pública com apoio do Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento e da União europeia.

Frisou que, entre os anos 2009 a 2011 , a União Europeia  e o Governo guineense  fizeram muitas actividades que melhoraram o dia a dia dos técnicos da administração pública ,entre os quais destacou o recenseamento biométrico  dos funcionários  que permitiu a criação de um banco de dados da administração pública guineense.

“Com o passar dos anos viu-se a importância de capitalizar e melhorar estes esforços  e a União Europeia voltou a apoiar-nos na criação de procedimentos internos  de gestão e de estruturação  das informações dos recursos humanos afectos a nossa administração pública “,disse.

O governante revelou que os esforços resultaram na  criação e divulgação do Quadro Orgânico da Administração  Pública , a criação e divulgação do Quadro de Pessoal da mesma , bem como a divulgação do Manual de Procedimento Administrativo  de Gestão de Recursos Humanos , do Banco de Dados  melhorada e está-se em fase de cruzamento de dados com o Ministério das Finanças.

O ateliê que termina ainda hoje contou com as presenças dos técnicos do Ministério da Função Pública , representante da União Europeia, do Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento entre outras.
ANG/MSC/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário