quarta-feira, 7 de abril de 2021

Expo 2022/Comissária-geral da Expo pede patrocínio do Presidente da República

Bissau, 07 Abr. 21 (ANG) – A Comissário-geral da Expo pediu hoje ao Presidente da República para patrocinar a aquisição dos materiais que devem ser expostos na Expo 2022, em Dubai, nos Emiratos Árabes Unidos, entre 01 de Outubro deste ano e 30 de Março de 2022.

Francisca Maria Monteiro Vaz (Zinha Vaz) fez essa revelação à imprensa à saída de uma audiência com o chefe de Estado, Umaro Sisooco Embaló.

“Faltam seis meses para o  inicio do evento, e a Guiné-Bissau ainda não tem nada para levar”, disse Zinha Vaz que na ocasião anunciou que Umaro Sissoco Embalo foi convidado a estar em Dubai a 12 de Janeiro de 2022, dia consagrado à Guiné-Bissau.

Zinha Vaz disse que a Expo ê um tema que interessa muito a Guiné-Bissau porque o seu lema principal vai ser ʺConstruir um futuro tendo em conta as ligações das mentes, sonhar para construir um futuroʺ.

O tema, segundo Zinha Vaz, vai ter três grandes sub-temas, nomeadamente a sustentabilidade, oportunidade e a mobilidade, e que  a Guiné-Bissau vai fazer parte do pavilhão das oportunidades.

ʺNa qualidade de Comissária Geral de Expo 2020, teve uma audiência com Presidente da República para lhe informar dos preparativos do evento, que devia ser em Outubro do ano passado e que devido a pandemia da Covid-19 teve que ser adiado para Outubro deste ano, e deve prolongar até Março de 2022”, explicou.

Francisca Vaz sublinhou que  os organizadores e o Estado de Emiratos Árabes Unidos, mandaram convidar o Presidente da República para estar presente no dia 12 de Janeiro de 2022, dia da Guiné-Bissau, acrescentando que, por isso, trouxe uma carta para o efeito que  entregou ao Umaro Sissoco Embaló.

ʺA Guiné-Bissau é um país em vias de desenvolvimento, não temos meios para preparar o nosso pavilhão individual, mais os próprios organizadores já prepararam um pavilhão para a Guiné-Bissau e com o nosso apoio e trabalho, acho que vamos ultrapassar as  nossas dificuldades”, afirmou.

Francisca Vaz sublinhou que  a Guiné-Bissau é membro do Bureau Internacional da Exposição e que,
graças a Deus, tem as quotas em dia, frisando que,  pela primeira vez na história da exposição mundial cada país vai ter seu pavilhão.

“Eu vou agora no dia 30 desde mês  para participar na última Assembleia Preparatória do evento que vai decorrer de  5 à 6 de Maio, em Dubai”, disse.ANG/MI/ÂC//SG 

       

    

Sem comentários:

Enviar um comentário