Ensino/Atores
do setor preparam a divulgação dos resultados da Cimeira da Transformação de
Educação(TES 2022)
Bissau,25
Abr 23(ANG) – Os atores do sector
educativo do país estão reunidos hoje em Bissau numa sessão destinada a
elaboração dos planos de vulgarização dos
compromissos da Cimeira da Transformação da Educação(TES 2022) realizada em
Nova Iorque.
Ao
presidir a abertura do evento, a ministra da Educação Nacional reiterou que o
Estado da Guiné-Bissau, através do Presidente da República, ao participar na
TES-2022, vincou o compromisso solene do país de implementação e
desenvolvimento de políticas públicas para transformação da educação.
Mónica
Buaró da Costa afirmou que esse compromisso prevê, entre outros objetivos, a
introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, bem como da conetividade
digital no ensino.
Outros
objetivos definidos na TES, de acordo com a governante, prendem-se com a
problemática da introdução das línguas nacionais no ensino, o apoio e
incremento de pesquisas.
“É certo que, cada vez mais, somos
confrontados com situações que nos convidam a reinventar a educação, como foi o
caso da Covid-19, em que assistimos a elaboração e implementação de um plano de contingência para
atenuar os constrangimentos e riscos ocasionados pela pandemia nas nossas
escolas”, salientou.
Mónica
Buaró da Costa disse que espera ter um
plano de ação à curto, médio e longo prazos, para a transformação do processo de
ensino e de aprendizagem com devida proposta de sustentabilidade.
Por
sua vez, o Coordenador Nacional da TES, Respício Manuel da Silva sublinhou que,
após ter sido incumbido dessa missão pelo Presidente da Repúlica, Umaro Sissoco
Embaló, e que, graças ao apoio dos parceiros internacionais e do trabalho
competente da equipa técnica, conseguiram realizar auscultações que possibilitaram a definição de
compromissos do país perante a TES.
Respício
Silva disse que o grupo de trabalho chegou ao consenso sobre a necessidade de promover
sessões regionais com apoio das Nações
Unidas e Unicef, de modo a inspirar maior integração das populações nos
desafios de transformar a educação.
Aquele
responsável sublinhou que, a construção das novas infraestruturas escolares
adaptadas à educação inclusiva, o desempenho dos professores sobretudo os
deslocados dos seus habitats, a criação de polos desportivos e estruturas para
atividades culturais, formação dos professores entre outros devem merecer um
lugar de destaque na implementação das prioridades inscritas.
Na sessão
com a duração de um dia, os participantes debaterão temas sobre o Enquadramento
do TES-2022(Lógica, História e Procedimentos, os Compromissos Globais assumidos
na Cimeira de Nova Iorque, Análise do Cruzamento dos Compromissos Nacionais e
Globais; Prioridades da Guiné-Bissau(Indicadores e Referência), entre outros. ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário