terça-feira, 25 de abril de 2023

Ensino médio/Superior Coordenador da CONAEGUIB pede abertura da sala de informática aos estudantes da ENA

Bissau, 25 Abr 23(ANG) – O  Cordenador do Conselho do Ensino Médio/ Superior, da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) pediu hoje a  abertura da sala de informática aos estudantes da Escola Nacional da Administração(ENA).

Em declarações à ANG, Bacai Serifo Baldé acusou o responsável máximo daquela instituição de estar a alugar a  sala de informática existente na ENA à outros utentes, ao invés de a disponibilizar aos  estudantes internos.

Baldé disse que a CONAEGUIB elaborou um Manifesto Estudantil denominado “  Nô Skola i Nô Fiança”, que entregou ao governo e que o mesmo enumera todos os problemas relacionados com o ensino médio/superior: desde contratação dos professores, bibliotecas, acesso as  salas de informáticas e internet de banda-larga e outros.

Lamentou o não funcionamento efetivo das aulas nas escolas públicas de ensino médio/superior  ,e diz que tudo se deve ao  despacho  número 54 do Primeiro-ministro, de 2022, que ordenou a suspensão da   admissão de novos ingresso no ministério da Educação, do ensino básico  ao superior.

“ Esta decisão está a afetar de que maneira o ensino superior porque a maioria dos professores é contratada,” frisou.

Bacai Baldé afirmou que o governo havia prometido que até Dezembro último  seria  resolvido  o problema de  realização  de contratos de mais professores, mas que não foi o caso.

Em relação a Universidade Amílcar Cabral e a  ENA, disse que os estudantes têm estado a realizar   vigílias exigindo  melhorias das condições, e que nas  escolas de formação, nomeadamente Tchico Té , 17 de Fevereiro e ENEFED também há falta de professores.

Bacai Baldé diz que  o único  ponto de reivindicação cumprido se relaciona a prática pedagógica.

Declarou  que  algumas bibliotecas estão sem  livros , e que  há cantinas escolares que não funcionam.

Bacai Baldé apela ao Executivo para contratar professores, o mais rápido possível, antes do início da Campanha Eleitoral para que não haja  paralisação  das escolas do ensino médio/superior.ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário