quarta-feira, 26 de abril de 2023


Saúde Pública
/Hospital Nacional Simão Mendes beneficia de lotes de equipamentos médicos doados pela empresa italiana “Roud Table”

Bissau, 26 Abr 23 (ANG) – A direcção do Hospital Nacional  “Simão Mendes” (HNSM), beneficiou hoje de lotes de equipamentos médicos, doados pela Empresa Italiana “RounTable”, que deverá , nos próximos tempos, contribuir para a melhoria das condições de atendimento dos  pacientes.

Durante o acto de entrega dos referidos equipamentos, o ministro da Saúde Pública, Dionísio Cumba disse que  a oferta  vai permitir maior eficácia no atendimento médico dos pacientes.

Segundo Cumba, foram entregues dois ventuladores respiratórios para o Bloco Operatório, vários Incubadores para as crianças, mesas operatórios, lâmpadas para a sala operatória, um podoscópio, uma coluna para fazer emboscapia, e vários outros equipamentos recebidos.

“Deviam chegar dois contentores com equipamentos para melhorar o nosso sistema de saúde pública, mas devido a algumas situações só chegaram ainda um. Se tudo correr bem, até a próxima semana o segundo contentor que contem vinte ventiladores pulmonares, e novos Carijões venicos, tudo para apoiar o Sistema Nacional de Saúde vai chegar”, disse o títular da pasta do Ministério da Saúde Pública.

Acrescentou  que, alguns dos meteriais doados, serão encaminhados para  outras estruturas de saúde úteis do país mas com carência, como forma de mantê-las estáveis para o atendimento.

Dionísio Cumba disse que o grupo de empresário italianos, donos da Empresa “Roun Table” pretende ainda no quadro da parceria  com a Guiné-Bissau, prestar mais apoios  noutros domínios, nomeadamente a electricidade e construção  civil.

“Todos os materiais foram doados, mas o valor calculado para a sua aquisição no mercado rondavam três milhões de dólares, e o Governo da Guiné-Bissau pagou 48 mil euros para a sua manutenção na Itália, porque os respectivos materiais ficaram um ano antes de serem trazidos para o país. Os ventiladores ressecaram e alguns precisaram de mudar de peça”, disse Dionísio Cumba.

Por seu turno, o Director do Hospital Nacional Simão Mendes, Silvio Coelho, agradeceu o Governo  e prometeu o bom uso dos respetivos equipamentos por parte dos seus técnicos.

“É mais um apoio do género, que irá beneficiar o tratamento do povo em geral da Guiné-Bissau”, disse.

O Presidente da Empresa “Roun Table”, Leonardo Garilli agradeceu ao Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló “por  permitir a Roun Table  prestar apoio sanitário ao povo guineense”.

No ano passado, a mesma empresa doou ao Ministério da Sáude Pública  dez monitóres .

Carilli ainda agradeceu  aos membros do Governo, com os quais a delegação italiana teve  a oportunidade de visitar e abordar  assuntos que diz serem de extrema importância para a Guiné-Bissau.ANG/LLA/ÂC//SG          

 

Sem comentários:

Enviar um comentário