Desporto/𝗖𝗔𝗙 aplica duras sanções contra Senegal e Marrocos após incidentes na final do CAN 2025
Bissau, 29 jan 26(ANG) - O Conselho Disciplinar da Confederação Africana de Futebol (CAF) aplicou várias sanções à Federação Senegalesa de Futebol (FSF) e à Federação Real Marroquina de Futebol (FRMF), bem como a jogadores e membros das equipas técnicas, na sequência dos incidentes registados durante a final da Taça das Nações Africanas TotalEnergies Marrocos 2025.
Segundo um comunicado da CAF na posse da Rádio Jovem, as decisões foram tomadas por violação do Código Disciplinar do organismo, envolvendo comportamentos antidesportivos, falta de fair play e atos que prejudicaram a imagem do futebol africano.
No caso da FSF, o Conselho Disciplinar decidiu suspender o selecionador nacional do Senegal, Pape Bouna Thiaw, por cinco jogos oficiais da CAF, além de aplicar-lhe uma multa de 100 mil dólares, por conduta antidesportiva e por prejudicar a imagem do jogo.
Os jogadores Iliman Cheikh Baroy Ndiaye e Ismaila Sarr foram igualmente suspensos por dois jogos oficiais cada, devido a comportamentos antidesportivos em relação ao árbitro.
A Federação Senegalesa de Futebol foi ainda multada em 300 mil dólares pela conduta inadequada dos seus adeptos, e em mais 300 mil dólares pelo comportamento antidesportivo de jogadores e equipa técnica. Acresce uma multa de 15 mil dólares pela má conduta da seleção nacional, após cinco jogadores terem recebido advertências durante o encontro.
Relativamente à FRMF, o jogador Achraf Hakimi foi suspenso por dois jogos oficiais da CAF, sendo um deles suspenso por um período probatório de um ano, por comportamento antidesportivo. Já Ismaël Saibari foi punido com três jogos de suspensão e uma multa de 100 mil dólares, pelo mesmo tipo de infração.
A Federação Marroquina foi ainda multada em 200 mil dólares pelo comportamento inadequado dos apanha-bolas durante a partida, 100 mil dólares pela invasão da zona de revisão do VAR por jogadores e membros da equipa técnica, e 15 mil dólares pelo uso de lasers por parte dos adeptos no estádio.
O Conselho Disciplinar da CAF rejeitou igualmente o protesto apresentado pela Federação Real Marroquina de Futebol contra a Federação Senegalesa, relacionado com alegadas violações dos artigos 82 e 84 do Regulamento da Taça das Nações Africanas, referentes à final do CAN 2025.
A CAF
informou que mais detalhes sobre o processo disciplinar podem ser obtidos
através dos seus canais oficiais de comunicação.ANG/Rádio Jovem

Sem comentários:
Enviar um comentário