segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

CAN-2025/Senegal conquista Taça Africana das Nações ao derrotar a seleção marroquina por 1-0 no prolongamento da competição

Bissau, 19 Jan 26 (ANG) – A seleção senegalesa de futebol, conquistou a sua segunda Taça Africana das Nações (CAN-2025), ao derrotar, no domingo, por 1-0, a seleção anfitriã Marrocos, já nos minutos prolongar da competição.

A grande final teve lugar  no Estádio “Principe Moulay Abdellah”, na capital marroquina “Rabat”, que alberga  68.700  adeptos.

A final foi disputada num ambiente de festa entre os adeptos das duas seleções finalista, as respeitivas bancadas estavam superlotadas das claques das duas formações, que faziam sentir gritos, cânticos, claques e sons de tambores.

O país organizador, o  Marrocos, entrou para o jogo muito confiante, mas foi o Senegal quem teve o controlo dos primeiros minutos da partida.

No decorrer do primeiro tempo do jogo, a partida veio a equilibrar-se, com a seleção marroquina  a tentar impor duros trabalhos sobre a barra defensiva senegalesa, que evidenciava  boa resistência.

Foi assim que as duas seleções terminaram a primeira parte do jogo, e  no segundo tempo, as mesmas entraram a jogar com muita cautela porque nenhuma das duas seleções queria  sofrer  golo.

Aos dois minutos depois do tempo regulamentar, o Senegal inaugurou o marcador, mas o golo foi anulado com intervenção do VAR, por alegada falta  cometida pelo jogador senegalês sobre o defesa marroquino.

Aos oito minutos de desconto, a seleção marroquina beneficiou de um penálti que gerou confusão  entre a equipa técnica do Senegal e a arbitragem, razão pela qual, nos minutos 99 a turma senegalesa abandonou o relvado por orientação do seu técnico Pape Thiaw.

Depois do desentendimento registado entre a equipa de arbitragem e a seleção do Senegal, nos minutos108 do prolongar do jogo, o capitão da seleção senegalesa Sadjo Mané, jogou o papel de convencer os colegas a retornarem ao campo, tendo o penalti sido executado   por Brian Diaz mas para a boa defesa do guardião senegalês, Eduard Mendy

Aos  04 minutos do tempo extra do prolongamento, dado pelo juiz da partida, o Senegal apontou o único golo da partida por intermédio do seu atacante Gueye, feito que permitiu ao Senegal sagrar-se vencedor do CAN-Marrocos 2025, a maior prova de futebol africano.

Senegal conquista assim pela segunda vez a Copa Africana das Nações (CAN-Marrocos 2025), depois do  primeiro título  alcançado em 2022, em Camarões.

A seleção senegalesa de futebol foi o líder do grupo “D” na fase do grupo com 07 pontos, e enfrentou na fase eliminatória o Sudão (oitavos de final) e o Mali nas (quartas), antes de chegar a final com o Marrocos país organizador da competição.

Reagindo à essa vitória dos Leões de Terranga, o presidente da República do Senegal, Bassirou Faye decretou feriado nacional para esta segunda-feira, para que todos possam participar na grande  festa de receção da equipa nacional de futebol, vencedora do CAN Marrocos-2025.ANG/LLA/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário