sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Cabo Verde/José Maria Neves em França para ouvir a diáspora e para encontros de alto nível

Bissau, 30 jan 26(ANG) - O Presidente de Cabo Verde está em Paris desde quarta-feira para vários encontros com a diáspora numa altura em que os imigrantes em todo o Mundo enfrentam restrições à mobilidade e fenómenos de discriminação.

Esta visita tem servido também para encontros de alto nível com a UNESCO e hoje estará no Palácio do Eliseu para um almoço com Emmanuel Macron.

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, desloca-se amanhã, sábado, a Portugal para a realização da 3ª Presidência na Diáspora, depois dos Estados Unidos da América e de São Tomé e Príncipe. 

O Presidente de Cabo Verde está em França para exercer a Presidência na Diáspora tendo como tema desta deslocação “A Diáspora e os Caminhos do Futuro”. José Maria Neves começou o seu périplo na quarta-feira em Paris e passará por Marselha e ainda Lyon, terminado a sua visita no dia 03 de Fevereiro.

Nesta visita, o Presidente cabo-verdiano está a privilegiar os encontros com a comunidade, tendo estado na quinta-feira na Embaixada de Cabo Verde, em Paris, com jovens de origem cabo-verdiana para um evento com jovens líderes da diáspora em França. No sábado, José Maria Neves vai promover um encontro de larga escala com a comunidade em Garges-les-Gonesse, nos arredores da capital.

O Presidente cabo-verdiano é hoje recebido no Palácio do Eliseu para um almoço de trabalho com o seu homólogo Emmanuel Macron, onde discutirão o quadro actual da política internacional. Nesta deslocação, o líder cabo-verdiano já esteve com o director da UNESCO, Khaled El-Enany, com quem falou sobre a candidatura do Campo de Concentração do Tarrafal a Património Mundial à UNESCO.

"A UNESCO está a apoiar, há muito entusiasmo sobre esta matéria e pensamos que as coisas estão muito bem encaminhadas. O Minisério da Cultura de Cabo verde está a fazer um bom trabalho e esperamos que ainda antes do fimd esta década o Campo de Concentração do Tarrafal seja elevado a Património da Humanidade", disse José Maria Neves à Raido de Cabo Verde.

O chefe de Estado cabo-verdiano esteve ainda com a secretária-geral da Organização da Francofonia (OIF), Louise Mushikiwabo, com quem discutiu a importância do multilateralismo e ainda a Cimeira da Crioulidade, que deverá acontecer no mês de Maio na ilha da Boavista.

Nesta vinda a França, o Presidente cabo-verdiano vai ainda a Marselha e Lyon onde visitará ainda o património histórico, nomeadamente religioso, destas cidades no âmbito da sua nomeação como Campeão para a Preservação do Património Natural e Cultural de África.ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário