Regiões/Mulheres Estudantes do Curso de Formação das Educadoras de Infância de Canchungo organizam marcha em memoria de Titina Sila
Cacheu, 30 Jan 26 (ANG) – As mulheres estudantes do Curso de Formação das Educadoras de Infância do Centro de Formação “Antero Sampaio”, em Canchungo, região de Cacheu, norte do país, organizaram hoje uma marcha em memória da Heroína Ernestina Sila “Titina Sila”.
De acordo com o correspondente da ANG na região de Cacheu, a marcha enquadra-se nas atividades comemorativas do Dia Nacional da Mulher Guineense, 30 de Janeiro, que marcou o assassinato da Heroína, no rio de Farim.
Informou que, o palco central das atividades se
rá na Casa das
Irmãs , em Uteacor, no setor de Canchungo.
No dia 30 de janeiro de 1973, Ernestina Silá (conhecida como Titina Silá), morreu em uma emboscada de militares portugueses enquanto estava a caminho do funeral de Amílcar Cabral na Guiné-Conacri. Para Amílcar Cabral, ”Titina era uma lutadora incansável, amável, simples, uma pessoa excepcional e uma grande patriota”.
Aos 18 anos, Titina aderiu à militância do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Em 1963, foi fazer estágio político na então União Soviética. Quando retornou à Guiné–Bissau, treinou 95 mulheres detalhando quais eram as razões da luta e porque deveriam combater contra a dominação europeia (portuguesa) na ocasião de seu país.
Em homenagem à heroína Titina morta aos 30 anos e demais feministas guineenses, a 30 de janeiro celebra-se o Dia da Mulher Guineense.
ANG/MSC/ÂC

Sem comentários:
Enviar um comentário