quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

EUA/Gigante americano Amazon anuncia o despedimento de 16 mil funcionários

Bissau, 29 jan 26(ANG) - O gigante americano do comércio em linha Amazon anunciou nesta quarta-feira o despedimento de 16 mil funcionários numa altura em que o grupo está a reestruturar as suas actividades para compensar o volume importante de contratações durante a pandemia e acelerar o desenvolvimento de ferramentas de Inteligência Artificial (IA).


Esta manhã, 16 mil funcionários da Amazon receberam a notícia de que iriam ser despedidos, a empresa prometendo apoio na transição destas pessoas rumo a outros empregos fora da empresa ou dentro da empresa, noutros postos de trabalho "na medida do possível", a firma referindo que vai continuar paralelamente o movimento de novas contratações.

Estes despedimentos são necessários para consolidar a empresa, "reduzindo os níveis hierárquicos, reforçando o sentimento de pertença e suprimindo a burocracia", disse Beth Galetti, vice-presidente responsável recursos humanos e tecnologia da empresa.

Esta nova onda de despedimentos que diz essencialmente respeito a postos administrativos acontece poucos meses depois 14 mil funcionários terem sido dispensados no final de Outubro, sendo que numa primeira leva, 27 mil pessoas tinham ficado sem emprego entre finais de 2022 e início de 2023. Estes despedimentos constituem a maior onda de supressão de postos de trabalho em três décadas na empresa.

A Amazon que abrange uma série de empresas actuando em domínios tão diversos como o comércio em linha ou a comunicação social, emprega mais de 1,5 milhões de pessoas no mundo.

Andy Jassy, director da empresa de Jeff Bezos, disse no verão passado que a crescente utilização das ferramentas de Inteligência Artificial levaria a uma automatização de determinadas tarefas, o que se traduziria em supressões de postos de trabalho no sector administrativo.

À semelhança de outros gigantes das tecnologias, à imagem da Microsoft e da Meta, a Amazon tem procedido a enormes investimentos no sector da IA. No passado mês de Dezembro, a Amazon anunciou que iria investir mais de 35 bilhões de Dólares na Índia, no âmbito do incremento das tecnologias de Inteligência Artificial.

Refira-se ainda que de acordo com dados oficiais, no último trimestre do ano passado, os benefícios da Amazon elevavam-se a mais de 600 biliões de dólares, o capital da empresa elevando-se a mais de 2.000 biliões de dólares no final do ano passado.ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário