segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Ensino público / As aulas arrancaram mas algumas escolas ainda fazem matrículas

Bissau, 09 Out 23 (ANG) – As aulas para o início do novo ano lectivo iniciaram esta segunda-feira em todo o território nacional mas o Liceu Rui Barcelos da Cunha e a escola do ensino básico Salvador Allende prosseguem as  matrículas em todos os niveis até final deste mês, enquanto que a esocla  Patrice Lumumba prolonga a inscrição por mesmo período, apenas para o primeiro ciclo.

A revelação foi feita pelos Directores dos referidos estabelecimentos de ensino esta, segunda-feira, dia  oficial de início das aulas do ano letivo 2023/24.

O prolongamento de matrícula foi justificado com a  existência de vagas, desde 7º até 9º  ano na Escola do Ensino Básico Unificado Salvador Allende e de 7º  à 12º  no Liceu Rui Barcelos da Cunha.

“Não queremos que alguma criança ou pai e encarregado de educação venha a dizer que o seu filho ou educando não frequentou as aulas, por não ter matriculado a tempo, por isso decidimos continuar com o processo de inscrição até fim do mês de Outubro”, disse Izidro Anastécio Martins ,diretor do Liceu Rui Barcelos da Cunha.

O director da escola do ensino Básico Salvador Allende, Cristovão Morais Mancabo diz que prespectiva um bom ano lectivo, porque naquele estabelecimento de ensino não se observam greves decretadas pelos sindicatos do sector,e diz ainda esperar   que não haja paralisações  noutras escolas públicas, para permitir que professores possam lecionar pelo menos 90 por cento das matérias programadas.

Em relação a presença de alunos e dos professores, disse que estão presentes para que possam receber os seus respetivos horários para lecionarem.

O Sub Diretor do Liceu Agostinho Neto, Cesário Matias disse que as aulas arrancaram a meio gáz por falta de alunos e  de professores em algumas salas.

Entretanto, o repórter da ANG percorreu o estabelecimento e constatou a presença de alunos em algumas salas mas sem professores.

Constatou o caso da sala 06 do liceu Agostinho Neto, onde foi encontrada uma aluna de 11º  ano, Raiza da Silva que disse estar na escola às 07 horas até as 08 da manhã sem nenhuma presença do professor e dos seus colegas de turma.

Numa outra sala de 11a   classe do mesmo liceu esteve um professor de Física, de nome Jacinto Intassa com cinco alunos na turma.

Instado a falar sobre inicio das aulas, o professor Jacinto Intassa mostrou-se satisfeito com o inicio das aulas, mas lamentou a ausência de alunos, pelo que  recomendou aos presentes a sinsibilizarem colegas para compareceram para as aulas.

Em nome dos alunos presentes na sala, do Liceu Agostinho Neto, Raiza da Silva e Sofia Gomes foram unânimes em  dizer que não há condições para assistir aulas em algumas salas, por questões higiénicas.

O Director do Liceu Rui Barcelos da Cunha, Isidro Anastácio Martins confirmou o inicio das aulas, com existência de condições  técnicas, mas diz que houve fraca presença de  alunos, contrariamente aos professores que marcaram presença.

“A fraca participação dos alunos no primeiro dia de aulas no país tornou-se numa moda”, qualificou, para depois exortar os país e ecarreagdos do sentido a mandarem seus filhos ou educandos para as salas de aulas.

Por outro lado, Isidro Anastácio Martins exorta os sindicatos do setor a privilegiarem o diálogo com o governo,  evitando  greves logo no início das aulas, situação que diz não contribuiu para o bom funcionamento do ensino publico guineense.

Neste estabelecimento de ensino público o repórter da ANG constatou ausência dos alunos em quase todas as salas  visitadas, contrariamente aos  professores que estiveram presentes para o arranque das aulas.

Por sua vez, o sub director da Escola de Ensino Bàsico, Patrice Lumumba, Abibo Djalo fez uma avaliação positiva do inicio das aulas, justificando a sua afirmação com a presença massiva dos alunos do primeiro  e de segundo ciclo.

O repórter da ANG constatou a presença em massa dos alunos e dos professores a lecionar no Patrice Lumumba.

Das escolas públicas visitadas  hoje, dia oficial de  inicio das aulas, Patrice Lumumba foi  a única que estava  a funcionar em pleno.

ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário