sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Microcrédito/”O Governo já está a trabalhar na implementação do sistema que reduza a  pobreza no país”, diz Primeiro-ministro

Bissau, 06 Out 23 (ANG) – O Primeiro-ministro disse hoje que o Governo já está a trabalhar para a implementação do Sistema de Microcrédito no país, que visa a redução da pobreza no seio dos guineenses.

Geraldo Martins falava à imprensa no final de uma visita de trabalho às instalações do Fundo de Promoção de Desenvolvimento Económico (FPDE).

Martins referiu  que durante a campanha eleitoral, uma das promessas que a Coligação “Pai-Terra-Ranca” fez por toda a zona que percorreu é criar uma política de apoio aos jovens e as mulheres financeiramente, a fim de investirem, para renderem lucros, com os quais, futuramente, podem melhorar  o seu dia-à-dia.  

“Nas avaliações que fizemos, chegamos à conclusão de que o recém-criado Fundo de Promoção de Desenvolvimento Económica é o único, no momento, com  capacidades para trabalhar ao lado dos beneficiários”, disse.

Segundo o chefe do Executivo, a missão do Governo neste sentido é mobilizar fundos para apoiar  FPDE, a fim de  financiar os pequenos projetos apresentados por jovens e mulheres.

Geraldo Martins disse que ficou  satisfeito com a visita, porque constatou que a recém-criada instituição  reúne condições para enfrentar esse desafio.

“Para aqueles que vivem nas zonas rurais, o Fundo já elaborou um manual com as regras básicas e vai criar postos em diferentes zonas, que vão trabalhar juntos das comunidades, a fim de orientá-los sobre os procedimentos de elaboração de projetos,  assim como a forma de submissão para o financiamento”, revelou Chefe do Governo.

Questionado sobre a situação dos estudantes guineenses na Líbia, país abalado recentemente por inundações que causaram milhares de vítimas mortais, Geraldo Martins disse que é um assunto que  merece a atenção do Governo, razão pela qual  o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Carlos Pinto Pereira ´já está a cuidar do assunto. “Se  tudo correr bem até a próxima semana, o assunto poderá ser resolvido”, disse Martins.ANG/LLA/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário