quarta-feira, 1 de novembro de 2023


Saúde
/PR procede entrega ao ministro da saúde pública de material médico doado por empresa italiana

Bissau, 01 Nov 23 (ANG) - O Presidente da República (PR) procedeu,  terça-feira, a entrega ao ministro da Saúde Pública de um lote de materiais médico doado pela Empresa Nacional Italiana(INE).

O lote é constituído de ventiladores, monitor multiparamétricos, defiblatores e seringas com bombas de infusão , e é destinado ao  Hospital Nacional Simão Mendes (HNSM) e  o Hospital Regional de Farim, região de Oio, no Norte do país.

“Receber o apoio é de louvar, mas a forma de utilizar os materiais oferecidos é o fundamental. Por isso, peço aos técnicos de saúde que façam um  bom uso dos materiais que receberem”, pediu o Chefe de Estado da Guiné-Bissau.

Embaló salientou que, uma parte do material doado vai para Hospital Regional de Farim e a outra parte ficará no HNSM, tendo acrescentado  que, caso vier a ser necessário, vai ser resolvida a situação de eletricidade no hospital de Farim.

“Pretendemos equipar igualmente o Hospital Regional de Bolama, no quadro do Programa de Presidente de República denominado “Saúde para Todos”, escolhemos primeiramente  Farim e depois Bolama, porque são  zonas mais negligenciadas do país. Na realidade pretendemos atingir  todo o país. Depois de Farim e Bolama, prosseguiremos para Gabu, Bafatá entre outras”, disse  o PR.

Sissoco Embaló contou que, ainda no âmbito de programa “Saúde para Todos”, perspectiva a capacitação dos médicos para que possam dar resposta às demandas e que por isso,  já solicitaram o apoio do Presidente da República do Senegal no sentido de enviar 10 técnicos de diferentes áreas da medicina para  dar formação  aos profissionais de saúde que têm a licenciatura em medicina.

Para  o ministro de Saúde Pública, Domingos Malú,  o apoio é “tão importante” para o país.

Malú diz que a oferta chegou  num momento em que o sistema de saúde se depara com bastante problemas e que por isso, vai permitir com maior eficácia a assistência aos pacientes.

O Representante de INE, Giovanio Montane, reiterou a disponibilidade de assegurar formação à médicos guineenses para a instalação e manutenção dos equipamentos doados.

ANG/AALS/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário