quinta-feira, 27 de março de 2025

Dia Mundial de Teatro/Ator de teatro  “Atcho Express” exorta  Governo investimento  na Cultura para impulsionar o desenvolvimento do país

Bissau, 27 Mar 25 (ANG) – O ator de teatro   Jacinto Mango vulgo “Atcho Express”, exortou o Governo investimento na Arte e Cultura  para impulsionar um desenvolvimento sustentável do país.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), hoje,  em que se assinala, o Dia Mundial de Teatro (27 de Março), Atcho Express aconselha ao Governo a construir um “Palácio de Cultura” no país, para mais tarde colher os  benefícios que este setor pode trazer  ao país.

0 ator criticou que  dos sucessivos Governos que passaram no país, poucos  priorizaram o setor cultural,  e diz que quando é discutido no Conselho do Ministros os problemas que afetam o país, o setor cultural  é  sempre esquecido.

Para Atho Express, falar de teatro na Guiné-Bissau é falar de arte  e seus vários componentes em geral, ligados ao cinema, cultura, arte plástica, culinária e moda .

“São conjuntos de coisas que se o Governo valorizar, o país não tem nada a perder. Para  isso acontecer, todos esses governantes têm que ter sensibilidade à cultura.

Informou  que, para assinalar o Dia Mundial de Teatro no país, a Associação de Atores Associados, recentemente criada, por falta de apoio, decidiu convocar os seus associados, para juntos refletirem sobre o setor e promover palestras .

 “O país está a afundar a cada dia, por causa da política. As redes sociais tornaram-se fontes de  desinformação e desabafo para os guineenses, onde as pessoas, mesmo se não te conhecem, usam este recurso para te faltar respeito. Isso  não era a cultura dos guineenses. Para  acabar com esta situação, os atores teatrais têm um papel fundamental . Devem  criar peças teatrais radiofónicas, televisivos e eventos culturas, para sensibilizar as pessoas, demonstrando-lhes que   os insultos não ajudam. Mas, para que isso aconteça, o Governo tem que apostar na cultura”, disse o ator.

Segundo Atcho Express, os guineenses devem abraçar o sistema “melismo” e não “felismo”.

“São duas palavras pensadas e criadas por mim mesmo, como sendo ator e homem de arte e cultura. O sentido das duas palavras, ilustram que uma pessoa que anda no sistema “melismo”, é aquela  que conserva a cultura dos seus antepassados, e tem respeito e amor para o seu próximo, respeita aquilo que   chamamos “guinendade”. Ao passo que os que escolhem caminhar pelo “felismo”, vivem com rancor ao próximo, e a arte e cultura não  lida com essas pessoas”, diz Atcho  Express.

Em mensagem  aos guineenses,por ocasião do dia mundial de Teatro,  Atcho Express pede à  todos os guinenses que deixassem de viver no caminho de “felismo”, e optassem  pelo “melismo”.

ANG/LLA/ÂC//SG       

Sem comentários:

Enviar um comentário