quarta-feira, 26 de março de 2025

Desportos/ Guiné-Bissau participa na primeira corrida de Esqui  Internacional - “Taça de Caju da G-B”

Bissau, 26 Mar 2 5(ANG) – A Guiné-Bissau marcou momentos histórico em Arisseni, (Roménia) no dia 23 deste mês com a participação  na primeira corrida da  “Copa do Caju da Guiné-Bissau”, que reuniu  atletas do mundo para uma corrida de Esqui Inovadora da FIS Entry League.

Segundo um comunicado  à imprensa enviado hoje á ANG, a competição inclui duas  corridas de Slalom masculino e feminino, com talentos emergentes  a apresentarem “performances impressionantes”, nas pistas.

Segundo o comunicado, o que tornou o  evento “verdadeiramente especial” foi a  visão dos seus promotores.

   A Guiné-Bissau, como uma nação africana mais conhecida por suas exportações de castanha de caju do que pelos desportos de inverno, deu um passo ousado na premiação do Esqui e dos desportos  de neve como  parte de seu compromisso com o desenvolvimento da juventude, o intercâmbio internacional e a diversidade desportiva”, refere a nota.

A Taça Caju da Guiné-Bissau, contou com a participação de 16 países, e segundo os promotores do evento, representa a ambição do país de inspirar a participação em desportos de  inverno, em regiões  não tradicionais e manter uma colaboração internacional por meio do desporto.

“Este evento demonstra que os desportos de  inverno não têm fronteiras”, diz o Secretário-geral da FDIGB Thomas Tang.

A FDIGB foi fundada em 2024 na Guiné-Bissau e tem como missão inspirar e desenvolver o desporto de inverno numa  nação tropical.

Logo no seu primeiro ano, a Federação cresceu para mais de 500 membros, refletindo o  entusiasmo e apoio ao esqui, snowboaed e outras disciplinas de inverno.

A FDIGB se dedica a promoção de  oportunidades para atletas de todas as idades, promoção de parcerias internacionais e demonstração de  que os desportos  de inverno  podem transcender a geografia, por meio de iniciativas como a Copa do Caju da Guiné-Bissau e a participação em eventos internacionais.

A FDIGB visa também promover a diversidade, a inclusão e a cooperação global de atletismo de inverno. ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário