sexta-feira, 13 de março de 2020

Prevenção contra coronavirus


Governo determina suspensão de actividades susceptíveis de proporcionar aglomerações de pessoas

Bissau,13 Mar 20(ANG) – O governo determinou a suspensão de todas as actividades susceptíveis de propiciar grandes aglomerações de pessoas, nomeadamente, gamôs, toca-choros, fanados, entre outras, até a emissão de novas instruções pelo executivo.

De acordo com o comunicado da reunião do Conselho de Ministros realizada quinta-feira, enviado hoje à ANG, o executivo de Nuno Gomes Nabiam instruiu ainda o secretário de Estado da Comunicação Social no sentido de diligenciar, junto dos órgãos de comunicação social estatais, a criação e divulgação de anúncios e programas informativos sobre a gravidade e as formas de prevenção de coronavirus(Covid-19).

No capitulo legislativo, o plenário Governamental analisou e discutiu um pacote legislativo no termo do qual deliberou aprovar com alterações, Orientações Gerais referentes à Organização do Conselho de Ministros.

Aprovou ainda com alterações, a criação da Comissão encarregue de Elaboração do Projecto de Orgânica do Governo, e  da Comissão Técnica para Elaboração do Programa do Governo.

No que tange as informações gerais, o Conselho de Ministros ouviu uma explanação exaustiva do Primeiro-ministro sobre os últimos acontecimentos no país, bem como do ministro do Interior e da Defesa e dos Combatentes da Liberdade da Pátria, relativamente as acções de securização das populações e de garantia da integridade dos 36.125 km2 que compõe o território da Guiné-Bissau.

Da parte do ministro das Finanças, o Colectivo Governamental ouviu a situação da reativação do Comité da Tesouraria, uma estrutura plural e decisória sobre o financiamento das despesas do Estado e a retoma das respectivas reuniões.

O Conselho de Ministros ouviu da parte da ministra da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social os resultados  das negociações  com as duas centrais sindicais do pais e que levaram ao  levantamento da greve geral que vinha sendo observada, há mais de dois meses na Função Pública.

Do ministro de Saúde quanto ao facto da Organização Mundial de Saúde(OMS), ter declarado pandemia de coronavirus(Covid-19) e do ministro do Comercio e da Indústria sobre as deligências que o seu pelouro tem vindo a desenvolver em atenção à campanha de comercialização da castanha de cajú do ano 2020.

No capitulo deliberativo, o Colectivo Governamental felicitou a postura republicana, responsável e de submissão integral ao poder político da Forças de Defesa e Segurança, tendo manifestado igualmente a sua gratidão à Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO), pelo seu contributo na manutenção da paz e na segurança aos titulares e órgãos de soberania, ao longo dos últimos sete anos, através de forças de Ecomib estacionadas no país.

O Conselho de Ministros propõe ao Presidente da República a condecoração das forças da Ecomib.

O colectivo ministerial condenou com “veemência” a actitude do ex- primeiro-ministro Aristides Gomes, “revelada na sua falta de colaboração para com as forças de segurança e no uso indevido do título e das funções do chefe do Governo”.

Repudiou, por outro lado, o “comportamento não cooperativo, nos últimos tempos, do Representante Especial da CEDEAO no país, Blaise Diplo-Djomand”.ANG/ÂC//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário