Sociedade/ACOBES pede à EAGB para indemnizar
aos consumidores pelos danos causados
Bissau, 19 Out 23 (ANG) – O Secretário-geral
da Associação dos Consumidores de Bens e Serviços (ACOBES) pediu, quinta-feira,
à Empresa de Eletricidade e Águas da
Guiné-Bissau (EAGB), que indemnizasse os seus clientes, pelos danos causados
pela suspensão, sem aviso prévio, do fornecimento da corrente elétrica, por
mais de 40 horas de tempo.
“O corte foi feito de forma brutal e
abusiva, porque, os consumidores precisam de um aviso prévio para que possam
preparar para enfrentar a situação. Não foi o caso, e as vítimas acabaram por
ser os consumidores, o que não é normal, uma vez que, eles compram o serviço da
EAGB de forma antecipada. Ou seja, para ter a luz elétrica é preciso comprar
saldo e é insuportável gastar o seu dinheiro para depois arcar com as consequências
negativas imagináveis”, diz aquele responsável.
Bambo Sanhá sustentou que, se a EAGB não
é capaz de oferecer um serviço de qualidade aos clientes que deixe de receber os seus
dinheiros, tendo solicitado reformas na empresa de modo a se evitar que ocorram “situações anormais”.
Bambo Sanhá apelou ao Governo no sentido
de criar condições para solucionar a falta de energia elétrica que se verifica
nas diferentes regiões da Guiné-Bissau, para promover o desenvolvimento e
bem-estar para o povo em geral.
Sanhá disse que é fundamental respeitar
os direitos dos consumidores, uma vez que despendem os seus meios financeiros
para obter algo em contrapartida, nesse caso a luz elétrica.
Por outro lado, o Secretário-geral da
ACOBES elogiou ao Governo pela estabilização dos preços de alguns produtos de
primeira necessidade no mercado, tendo o alertado sobre a escassez de alguns
produtos, nomeadamente açúcar e arroz.
“Peço ao Governo que use a sua influência
no sentido de abastecer o mercado nacional com diferentes produtos alimentícios
que estão em falta, para poder controlar os preços” , acrescentou tendo
denunciado a venda de arroz em algumas localidades, que não identificou, ao
preço não estipulado pelo Governo.
A Empresa Karpower retomou o
fornecimento da corrente elétrica no dia 18 , por volta das 19 horas, após o
ministro da Energia,Isuf Baldé ter anunciado, algumas horas antes, o pagamento
de 6,6 milhões de dólares à empresa. ANG/AALS/ÂC//SG
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