quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Comunicação social/“A solidariedade é a base da existência de qualquer sindicato”, diz Presidente do SINJOTECS

Bissau, 03 Dez 20 (ANG) – A Presidente do Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), Indira Correia Baldé defendeu que a solidariedade deve imperar no seio da classe jornalística porque é a base da existência de qualquer sindicato.

Indira Correia Baldé falava  quarta-feira na cerimónia de encerramento de um seminário promovido pela Federação Internacional de Jornalistas(FIJ) destinado aos profissionais dos órgãos públicos, privados e comunitários, sob o tema: Reforço no Domínio Sindical e Comunicação Digital.

Declarou que o SINJOTECS conta com tudo e todos os profissionais de comunicação social guineense para juntos um dia celebrar a vitória da “nossa luta”, que admite ser difícil mas não impossível.

Aquela responsável destacou que  a presença da representante da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) no referido seminário se enquadra no relançamento da cooperação entre essa organização mundial de jornalistas e o SINJOTECS, acrescentando que espera pela multiplicação do fruto lançado nesse seminário de dois dias.

Satisfeita com os resultados do seminário, a representante da FIJ, Sokhna Dia, anunciou que dois participantes serão escolhidos para tomar parte num seminário internacional a ser organizado numa data a indicar.

Os participantes recomendaram a realização de campanhas nas escolas para atração de mais interessados para a profissão.

Sokhna Dia promete diligenciar junto do escritório da FIJ as possibilidades de satisfação dessa recomendação.

 “Se for possível, já temos dinheiro disponível porque fizemos o mesmo trabalho com a Gâmbia as sensibilizações nas escolas e o trabalho foi feito por sindicatos”, disse Dia.

Em nome dos formandos, Aguinaldo Ampa reconheceu a importância do seminário tendo em conta a concorrência vigente no xadrez da Comunicação imposta pela media digital.

“A media tradicional está a perder cada vez mais o seu campo tendo em conta a velocidade que a media digital está a ter. Este seminário veio   aumentar conhecimento aos profissionais. Um profissional que não recicla por mais que é excelente  acaba por perder muitos aspetos”, frisou Ampa,  do Jornal “O Democrata”.

Recomendou aos  colegas a partilha de informações, sobretudo, as duvidosas  com outros , justificando que o melhor profissional é aquele que consegue partilhar quando tem  dúvidas.

Aguinaldo Ampa apela a todos a verificarem sempre as informações antes de as divulgar para evitar a propagação de falsas notícias.

Mónica João Nhafna, jornalista e técnica da Rádio Comunitária “Mulher de Bafatá” prometeu fazer chegar os conhecimentos adquiridos
no seminários aos colegas que não puderam tomar parte nessa formação.
ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário