segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

 FDB / Vigésimo quinto grupo de licenciados recebe diplomas de fim de curso

Bissau, 07 Dez 20 (ANG) – A Faculdade de Direito de Bissau(FDB) entregou esta segunda-feira diplomas aos 35 formados em Direito que concluíram os estudos em  2018/2019.

A cerimónia de entrega de diplomas serviu igualmente para assinalar a abertura do ano lectivo 2020/2021 e a celebração do 30º aniversário da fundação daquela instituição de ensino superior.

Na ocasião, em representação do Ministro da Educação Nacional, Tino Infanda   
felicitou a FDB pelo trigésimo aniversário e pela qualidade de  formação que possibilita a  homens e mulheres do país.

Por sua vez, o Director da FDB Alcides Gomes disse que a cooperação com Portugal lhes permitiram  chegar onde chegaram e lutar para ser uma faculdade de qualidade.

Gomes pede mais apoio do Governo alegando que a instituição é estatal .

Aos licenciados pediu caracter, honestidade, honra , dignidade, sensatez  e integridade em tudo o que fazem para ajudar o país a desenvolver-se.

O padrinho  do evento, Hélder Pires recomendou aos formados  para terem a ambição de serem “excelentes”, perseverantes e íntegros, para enfrentar os desafios do mercado, e não ser um jurista para interpretar os preceitos legais apenas para favorecer o patrão ou ser juiz que condena um inocente e iliba o culpado.

Em representação dos licenciados Lindo Nhaga criticou que o Estado nega justiça ao povo guineense e demonstra falta de vontade, “porque forma juristas de qualidade e deixa-os na rua enquanto que muitos tribunais se encontram sem técnicos para seu funcionamento”.

 “Caros colegas vivemos num país em que a corrupção parece ser institucionalizada devido a forma como as instituições da soberania,  as entidades públicas e privadas lidam com este mal que está afectar a sociedade guineense", referiu.

Lindo Nhaga pediu aos licenciados para serem mais resistentes para não cair na lista daqueles que roubam do povo para “viver  no luxo”.

Pede ainda aos colegas para se posicionarem sempre  contra “o esquema” que pode destruir o barco que construíram durante os seis anos do curso, segundo diz, “com todo o amor e sacrifício e as pressões sociais que só “ nos” levam as ganâncias frustradas”.

Presentes na cerimónia que marcou a receção de diplomas do 25º grupo de finalistas da FDB estiveram  o embaixador de Portugal em Bissau, António José Luís Caroço, e assessor científico da FDB, Hugo Ramos Alves. ANG/JD//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário